Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Ministro do Meio Ambiente visitará Mariana e se reunirá com prefeitos de cidades atingidas

O encontro é parte do debate sobre o acordo para reparação pelo rompimento da barragem de Fundão

26/01/2022 às 10:07

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, deve ir na sexta-feira (28/1) a Minas Gerais. Ele sobrevoará a barragem da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida como Candonga, e depois, em Mariana, se reunirá com prefeitos de cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco.
O encontro ocorre no momento em que Minas Gerais, Espírito Santo, a União e os responsáveis pela barragem discutem a repactuação do acordo para reparação dos danos provocados pelo rompimento. 
A negociação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça e começou em meados do ano passado. A expectativa, nos bastidores, é que o acordo seja fechado ainda no primeiro semestre. Algumas partes chegaram a mencionar um valor estimando de R$ 100 bilhões, mas nos bastidores já estão falando em R$ 80 bi. 
O presidente Jair Bolsonaro designou para interlocução dessa agenda, entre governo federal e as prefeituras, o deputado federal e ex-ministro Marcelo Álvaro Antônio. 

O ministro fez contato com o governo do estado pedindo auxílio para organização da agenda com os executivos municipais. 
Mais ministros
A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também é presença prevista em Minas Gerais. Provavelmente, a visita ocorrerá na próxima quarta-feira (2/2). A princípio, participará do lançamento de um projeto de Parceria Público-Privada para o sistema sócio educativo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou