Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Novo seleciona candidatos para eleição de 2022, e expulsão de Bartô está mais próxima

17/05/2021 às 05:39

Um ano após assumir o cargo, o responsável pelo Núcleo de Imprensa do Governo de Minas, Fernando Junqueira, deixa o posto nesta semana. Antes de ser convidado para chefiar o setor, ele comandava a comunicação do Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão.

Junqueira sai a pedido próprio. A informação de bastidores é que ele vai para a equipe de comunicação da Cemig, com um cargo importante. O nome do novo superintendente de Imprensa ainda não foi anunciado, o que pode ocorrer a partir desta terça-feira (18), caso a saída de Junqueira seja publicada no Diário Oficial do Estado do mesmo dia.

Expulsão

E por falar em governo estadual, a movimentação no partido Novo não para. Um dos assuntos dos últimos dias é a possível expulsão do deputado estadual Bartô, o deve ocorrer em breve, de acordo com informações de bastidores.

Como já tratamos aqui, o motivo é o polêmico episódio em que o parlamentar estava na cena em que um homem foi preso, dentro do próprio apartamento, durante uma manifestação pró-Bolsonaro em Belo Horizonte. O homem detido foi apontado por manifestantes, sem provas materiais, como tendo jogado ovo nos participantes do protesto. O deputado está sendo acusado de abuso de autoridade, o que ele nega.

Bartô tem duas opções: aguarda a expulsão e fica com o mandato ou pede desfiliação por justa causa (caso resolva alegar perseguição). A primeira opção dá a ele a garantia de continuar como deputado. Em outra hipótese, o partido pode requerer a cadeira.

O destino

No meio político, alguns acreditam que, pela linha de atuação, o destino mais provável do parlamentar seria o PSL ou o Brasil 35 (antigo Partido da Mulher Brasileira). Bartô não se posicionou publicamente sobre uma possível mudança de legenda.

Avaliação interna

Mesmo que não fosse expulso, dificilmente o deputado poderia tentar a reeleição, pois uma resolução deste mês do partido Novo estabelece a avaliação de mandatos antes de autorizar o filiado a concorrer novamente. Pelas polêmicas, a conversa na sigla é a de que Bartô não passaria. 

Processo seletivo para 2022

A legenda também está com processo seletivo aberto para filiados que pretendem se candidatar aos cargos de deputado federal, estadual, governador, presidente e senador. Com isso, começam a surgir os nomes que podem disputar as eleições em 2022 pelo partido de Romeu Zema, que deve ser candidato à reeleição. 

O Novo em Minas

Aqui no estado, por exemplo, de acordo com informações de bastidores, Antônio Claret, diretor geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), poderia ser candidato a deputado estadual, o que ele nega.

Questionado sobre a possibilidade de concorrer a um cargo majoritário, como o de senador, por exemplo, Claret respondeu que neste momento está focado no processo de revisão tarifária da Copasa.

A data para apresentação dos nomes é 1º de outubro de 2021. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Temperatura máxima pode chegar aos 28ºC #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Antes da pandemia, cerca de 3.500 profissionais atuavam na área; agora, não é possível precisar o número #itatiaia

    Acessar Link