Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Nove deputados mineiros serão candidatos a prefeito; período eleitoral diminui ritmo na casa

28/09/2020 às 05:52

Dos 77 deputados estaduais de Minas, nove confirmaram candidaturas a prefeito. Um número bem menor do que os que pretendiam entrar para disputa. No início do ano, a reportagem da Itatiaia fez um levantamento e 16 parlamentares tinham a intenção de concorrer em BH e outras cidades. 

Nomes confirmados

Confirmaram os nomes e registraram candidaturas Bruno Engler (PRTB), João Vitor Xavier (Cidadania) e Professor Wendel (Solidariedade) que vão disputar a prefeitura da capital. O PSL, mesmo sem Bolsonaro, investiu em candidaturas próprias, três dos seis deputados que se elegeram pela legenda são candidatos a prefeito. Delegada Sheila (PSL) em Juiz de Fora, Heli Grilo (PSL) em Uberaba e Peofessor Irineu (PSL) em Contagem. Bruno Engler também era do partido, mas por causa da briga entre o Bolsonaro e a sigla, saiu da legenda e concorre pelo partido do vice presidente Hamilton Mourão. 

O PT que tem nove deputados lançou dois candidatos a prefeito: Leninha (PT), em Montes Claros, e Marília Campos (PT), em Contagem. Douglas Melo (MDB) será candidato em Sete Lagoas. 

Motivos para disputa 

Apesar de o numero de candidaturas representar pouco mais de 10% dos deputados estaduais, as votações param nesse período e só retomam em dezembro, mas a casa permanece realizando reuniões de comissões. Isso porque muitos parlamentares atuam fortemente apoiando campanhas no interior e até na capital. Alguns tem parentes candidatos. Gleidson Azevedo, por exemplo, irmão gêmeo de Cleitinho Azevedo é candidato a prefeito de Divinópolis. Celso Cota, pai de Thiago Cota (MDB) é candidato em Mariana.

Os motivos tanto parlamentares apresentarem candidaturas, as vezes, vão além do próprio plano de disputar a prefeitura. Os que não concretizam o registro, muitas vezes anunciam a intenção para testar a aceitação do nome, pra não revelar as reais estratégias e apoios divulgados aos 45 do segundo tempo e, às vezes, o nome é colocado na disputa para fortalecê-lo no colégio eleitoral. 

Delegada Sheila - PSL 
Delegado Heli Grilo – PSL 
Douglas Melo – MDB
Joao Vitor Xavier – Cidadania 
Lenhinha – PT 
Marilia Campos – PT 
Professor Irineu – PSL 
Professor Wendel - Solidariedade

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Jogador poderá estrear no domingo (30) contra o Athletic, em São João Del Rei

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Era para ser um sonho, mas se tornou um verdadeiro pesadelo. Eu fui xingada, me falaram que eu era fraca, que não estava fazendo força para o meu filho nascer". O depoimento ...

    Acessar Link