Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Minas avança na reabertura dos comércios, e PT espera eleger 5 vereadores em BH 

23/07/2020 às 04:43
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

O ex-presidente Lula iniciou a rodada de entrevistas e eventos virtuais por todo o Brasil com objetivo de dialogar com o eleitorado e tentar fortalecer a imagem do partido nos estados, embora o desgaste seja grande. Nesta quinta-feira, ele concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Eduardo Costa, no programa Chamada Geral, da Itatiaia, e falou, dentre diversas questões, sobre as eleições municipais, em novembro. 

Vinda de Lula a BH 

O candidato do PT na capital mineira é Nilmário Miranda, que foi ministro de Direitos Humanos de Lula e secretário da mesma pasta no governo de Pimentel. O ex-presidente acredita que Nilmário tenha chances no processo eleitoral, mas que se o PT “não ganhar desta vez, o mundo não acaba” e o partido se prepara para tentar novamente. A vinda de Lula a BH não está descartada, mas segundo as lideranças do partido vai depender do fim da pandemia da covid-19 e de autorizações sanitárias. 

Polêmica

O PT tem candidato próprio em Belo Horizonte e topa concorrer em uma frente de esquerda formada por PC do B e PSOL, mas desde que o Partido dos Trabalhadores seja cabeça de chapa. No momento, a deputada federal Áurea Carolina, nome defendido por uma ala petista, é pré-candidata pelo PSOL e o ex-deputado federal Wadson Ribeiro é pré-candidato pelo PC do B. 

PT espera eleger 5 vereadores

O PT em Belo Horizonte vai lançar uma chapa completa de vereadores, com 60 candidatos, dentre os nomes mais conhecidos estão os vereadores Arnaldo Godoy e Pedro Patrus, a ex-vereadora Neila Batista, a ex-secretária estadual de educação Macaé Evaristo e o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes. O PT acredita que vai eleger em Belo Horizonte de quatro a cinco vereadores.

Impeachment

Na entrevista, conduzida com maestria pelo competentíssimo amigo Eduardo Costa, o ex-presidente Lula falou sobre por que não se aliar a Ciro Gomes em eleições anteriores, sobre a imagem do Partido dos Trabalhadores e sobre o governo atual.  As informações estão no site da Itatiaia. Embora tenha defendido o impeachment de Bolsonaro, Lula disse que não pode torcer para que o governo dele vá mal porque se o governo vai mal o Brasil vai mal também. Lula, que está inelegível, disse que vai para a rua defender a democracia e que não vai como candidato, mas que nunca pode se dizer nunca, se referindo à possibilidade de voltar à disputa algum dia. 

Alinhamento com o governo federal 

O governo de Minas publicou nesta quinta-feira um decreto que regulamenta a licitação na modalidade pregão eletrônico para aquisição de bens e a contratação de serviços, como o de engenharia, por exemplo. O pregão eletrônico já é realizado em Minas, mas o decreto publicado é uma adequação a normas do governo federal, o que é uma condição inclusive para repasses de recursos da União. Temendo perder as verbas, estados e municípios estão se adaptando, como Belo Horizonte já fez. Técnicos da área avaliam que a adequação seja um avanço, do ponto de vista de combate à corrupção.

Já que a norma federal, prevista no decreto 10024 do ano passado e aprimorado por uma instrução normativa, foi discutida por dois anos com o poder público, fornecedores e órgãos de controle e trouxe, segundo especialistas, inovações, mais transparência e mais competitividade.  As regras do governo federal  dificultam a atuação de robôs e preveem que todos os documentos do processo licitatório eletrônico fiquem públicos. O portal de compras do governo de Minas já foi alterado. 

Minas Consciente 

Conforme adiantamos que ocorreria, mais duas regiões do estado avançaram no Programa Minas Consciente: Triângulo do Sul, que estava na Onda Verde (funciona apenas o básico) vai para a Branca (atividades de baixo risco) e a região Leste do Sul, que estava na Onda Branca vai para a Amarela (atividades de médio risco). Na próxima quarta-feira serão divulgadas mudanças no programa Minas Consciente, a partir das sugestões colhidas até essa quarta-feira (22) em uma consulta pública que durou uma semana.

Pelo que apuramos, foram recebidas sugestões para alterações diversas que propõem mudanças que vão desde as regras do protocolo até os critérios para divisão territorial. O objetivo é preparar o protocolo para o novo momento da curva, já que para o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, pelo que mostram os dados, Minas deve estar vivendo um platô, com a estabilização dos números da covid-19, que podem começar a diminuir. 

ABC da Política 

Pregão eletrônico é uma modalidade licitatória utilizada feita de forma digital, usando a internet. Licitação é a forma como é feita a escolha de empresas que vão fornecer bens ou serviços para o poder público. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A suspeita é de que a vítima estava em alta velocidade #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O homem estava sem capacete e foi localizado com vários ferimentos na região da cabeça #itatiaia

    Acessar Link