Ouça a rádio

Compartilhe

MG terá concurso para Bombeiros, e acordo com a Vale por Mariana deve ser maior que o de Brumadinho

Além do concurso para a Polícia Militar (PM), vai haver também concurso para o Corpo de Bombeiros. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, nesta terça-feira, o governador Romeu Zema (Novo), disse que dentro de 90 a 120 dias o edital deve ser publicado.

Leia: Zema anuncia concurso para Bombeiros em cerca de três a quatro meses em Minas

Concurso PMMG: Governo de Minas autoriza edital para 1.800 vagas para soldado e oficiais

Vacinação até outubro

Na entrevista, Zema disse ainda que espera que, em outubro, toda a população mineira esteja vacinada contra a covid-19, a depender do fornecimento do Ministério da Saúde, e que ele mesmo – que tem 56 anos – deve se vacinar, em Belo Horizonte, no início da semana que vem.

Volta às aulas em escolas estaduais

Sobre a volta às aulas em escolas públicas estaduais, Zema tem expectativa que o Tribunal de Justiça determine a volta imediata das aulas, em julgamento que deve continuar em audiência no próximo dia 10.

Acordo com municípios

Em relação às dividas deixadas pelo governador Fernando Pimentel (PT) na área da Saúde, Zema acredita que o acordo com a Associação Mineira de Municípios possa ser fechado dentro de dois meses, prazo de mediação estabelecido pelo Ministério Público.

Concessões

Sobre as concessões, em breve, segundo o governador, o edital para a concessão do Aeroporto da Pampulha à inciativa privada deve ser publicado.

Acordo com a Vale

Em relação ao projeto de lei do acordo com a Vale, a expectativa de Zema é que ele deva ser aprovado em breve pela Assembleia Legislativa, como o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV) já adiantou que deve acontecer.

Na segunda-feira (7), o procurador-geral do Ministério Público, Jarbas Soares Junior, que participa da comissão montada pelo presidente da Assembleia para acompanhar a tramitação do projeto, afirmou que o que foi acordado na Justiça deve ser mantido, mas que os deputados poderão apontar a destinação de parte dos recursos, como por exemplo para obras em rodovias. Fontes do governo também afirmam que esse deve ser o principal ponto de contribuição e participação dos deputados.

Acordo de Mariana

Deve ser fechado ainda neste mês o acordo judicial pelo rompimento da barragem em Mariana. O valor deve ser mais alto que o de Brumadinho e devem receber recursos os estados de Minas, Espírito Santo e a União.

Abrindo o Jogo – Rodrigo Pacheco

E por falar em entrevista exclusiva, o entrevistado do Abrindo o Jogo, publicado nesta terça-feira, é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na entrevista exclusiva ele fala sobre: 

- Vacinação, que ele acredita que alcançará toda população até o fim do ano e vai conter impactos de uma possível terceira onda da covid-19.

- CPI da Covid – sobre a qual ele era contrário à realização neste momento.

- Reforma tributária - que ele acredita que será votada ainda neste ano e que, no mínimo, vai simplificar a cobrança de impostos no Brasil. 

- Crise hídrica – que segundo ele é resultado da má gestão do sistema enérgico no Brasil. Ele aponta que falta planejamento, no entanto, não defende e nem acredita em algo como a queda do ministro Bento Albuquerque. 

- Piso Nacional da Enfermagem – ele é favorável, mas acredita que o valor tenha que ser debatido – a categoria defende piso de R$ 7.400. 

- Futebol: o senador acredita que o projeto dele que pode transformar clubes em empresas de capital aberto, que podem vender ações na Bolsa, seja votado ainda nesta semana e que é a solução para a crise financeira dos clubes. Sobre a Copa América, desde que seja sem torcida, ele é a favor da realização no Brasil. 

- O senador falou ainda sobre geração de empregos, eleições para o Governo de Minas e a Presidência da República, possibilidade de ministros mineiros no STF e no TCU e também sobre o TRF6.

Leia: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é entrevistado no 'Abrindo o Jogo'

Ouça: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene