- Jornalismo
- Esportes
- Entretenimento
- Utilidade
- Outros
A conversa de bastidores é que, caso o Jair Bolsonaro (PL) não consiga encaixar o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) na chapa do governador Romeu Zema (Novo), o presidente poderia investir em uma candidatura ao governo que pudesse abrigar Marcelo Álvaro Antônio. Um nome cotado para ser o candidato a governador em Minas, na chapa apoiada pelo presidente, seria o do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP). A base do presidente não confirma a informação.
Pesquisas internas
Pesquisas internas dos partidos mostram que os candidatos que terão mais chances de vencer para o senado serão os apoiados por Lula ou Bolsonaro, por isso a insistência dos presidenciáveis em ter seus candidatos à casa revisora do legislativo.
Uma terceira candidatura apoiada por Bolsonaro garantiria palanque para o candidato ao senado e retiraria votos de Zema, contribuindo para levar a disputa para o segundo turno. Essa possibilidade já teria sido apresentada para Zema em uma das investidas da base do presidente na tentativa de uma aliança para o senado. O senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, chegou a visitar Romeu Zema em fevereiro para tentar uma articulação, conforme adiantado pela coluna antes do encontro.
Interlocutores de Zema avaliam que essa alternativa não se viabilizará e que é apenas uma forma de “fazer pressão” para conseguir a aliança. Algumas lideranças do PP, inclusive aqui em Brasilia, afirmam que, no Partido Progressista, Odelmo não teria espaço para candidatura ao governo. Lembrando que o PP é o partido de Marcelo Aro, aliado de Zema e cotado tanto para a vaga do senado quanto para o cargo de vice-governador. Procurado pela coluna, o prefeito de Uberlandia, Odelmo Leão, que é próximo de Bolsonaro, não comentou o assunto.
Desmentido
O deputado federal, Marcelo Alvaro Antônio (PL) desmentiu a possibilidade de uma terceira via em Minas apoiada por Bolsonaro. Leia a nota na íntegra:
"Sabemos da importância de se ter um palanque forte para o Presidente em Minas, e ele sabe da importância de minas na disputa, tanto que até falou do vice mineiro, e por isso ele está acompanhando de perto as articulações no estado. Até o momento não houve uma sinalização de terceira via por parte do Presidente. Seguimos conversando com os partidos aliados, com o governo de Minas, com as lideranças do PL e de outros partidos para encontrarmos o melhor caminho".