Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Manuscrito original do Hino Nacional chega a Minas Gerais sob escolta na segunda-feira (18)

Os originais do hinos da Bandeira, da Independência e o Nacional nunca saíram do Rio de Janeiro e serão trazidos para Minas para serem expostos no Palácio da Liberdade

15/04/2022 às 03:42

 

Na segunda-feira (18), os manuscritos originais do Hino Nacional, do Hino da Bandeira e do Hino da Independência, que sempre estiveram no Rio de Janeiro, chegam à Minas Gerais, sob escolta, para serem expostos no Palácio da Liberdade. A exposição deve ter início no fim do mês, após uma solenidade que vai abrir as comemorações do Bicentenário da Independência (comemorado em 07 de setembro de 2022) e do Ano da Mineiridade (2022). O evento deve contar com a presença de governadores de outros estados. Até a data da exposição, que ainda não foi confirmada, os hinos ficarão no Museu Mineiro, também na Praça da Liberdade. Os manuscritos percorrerão a Via da Liberdade, rota turística ao longo da BR-040 que conecta Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e o Distrito Federal. As agendas são fruto da articulação do secretário estadual de cultura e turismo, Leônidas Oliveira, também responsável pela proposta e programação do Ano da Mineiridade, que neste mês terá mais eventos.

Opera Aleijadinho 


 No dia 28, será realizada a pré-estreia, em evento internacional em Ouro Preto, da Ópera Aleijadinho, uma homenagem ao Mestre do Barroco. A estreia deve ocorrer na Igreja São Francisco de Assis, no dia seguinte (29), em evento gratuito, resultado de uma megaprodução orçada em R$ 3,2 milhões, feita em parceria com  o Ministério da Cultura, Fundação Clovis Salgado, Instituto Unimed BH e Instituto Cultural Vale. A composição da Ópera é de Ernani Aguiar e a montagem tem participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou