Ouça a rádio

Compartilhe

Mais uma vez: começam a faltar leitos para pacientes com covid-19

Ao que tudo indica, os números da covid-19 voltaram a subir. E o mais preocupante: o número de leitos pode começar a ficar insuficiente. Por isso, todo cuidado é pouco. 

Nesta quinta-feira (26) acompanhamos a notícia de que o Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, esta´ com o atendimento de pacientes com suspeita da doença suspenso ate´ segunda-feira (30), porque a ocupação de leitos para casos de novo coronavírus atingiu a lotação.

Temos percebido e dito na coluna que desde a segunda-feira pós-eleições (dia 16) temos ouvido relatos de hospitais e laboratórios mais cheios por causa da procura de pacientes com sintomas de covid-19. Os profissionais que trabalham nessas áreas também dizem que o percentual de resultados positivos entre as pessoas testadas está maior do que no início da pandemia.

Segundo o secretário estadual de saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, há um aumento de casos confirmados nas últimas três semanas, mas não há acréscimo de número de óbitos correspondente. A ocupação média em leitos de enfermaria do estado para pacientes com a doença está na casa dos 60%.  

Se vacilar, o jacaré abraça

Procedimento: teve contato com pessoa infectada? Isole-se e, se possível, faça o teste. Está com sintomas? Isole-se e busque ajuda médica, consulta virtual ou presencial e faça o teste. 

Se o efeito de eleições e flexibilização vier do jeito que parece que vem, teremos um Natal com comércio fechado em alguns locais e sem reuniões de família, mesmo que pequenas.

Como se não houvesse amanhã

As pessoas voltaram a fazer festas e se aglomeram em bares sem máscaras, agindo como se não houvesse amanhã. E pode ser que não haja para todos mesmo, justamente por causa desse comportamento autodestrutivo.

Lembrando que domingo (29) tem segundo turno em várias cidades no Brasil, dentre elas quatro aqui em Minas: Contagem, Governador Valares, Uberaba e Juiz de Fora. O eleitor deve ter cuidado redobrado.