Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Julgamento sobre retomada das aulas presenciais em Minas tem data marcada

02/06/2021 às 04:46

Está marcada para 10 de junho a sessão do julgamento sobre a retomada das aulas presenciais em Minas. A análise de três mandados de segurança que tratam do assunto começou no último dia 27, mas o desembargador Saulo Versiani Pena pediu vista, ou seja, tempo para avaliar o caso. Com isso, a análise será retomada na semana que vem.

Nessa terça-feira (1º), pais de alunos protestaram na porta do Tribunal de Justiça pedindo o julgamento das ações de volta às aulas presenciais em Minas e, especialmente, em Belo Horizonte. Na capital mineira, a Defensoria Pública e o Ministério Público entraram com ações na Justiça pedindo uma solução.

Muitos professores do ensino infantil, para o qual já há atividades presenciais, estão em greve sanitária. Educadores para essa faixa etária iniciaram a vacinação no mês passado. Professores e demais profissionais de escolas dos ensinos fundamental, médio e superior em BH começaram a se vacinar nessa terça-feira. Seria um sinal de que as aulas presenciais serão retomadas em breve na cidade?

Em relação à continuidade do julgamento no dia 10, a expectativa de fontes do governo estadual é de que a decisão seja para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais de Minas. 

Vacinação de professores na capital 

- Quinta-feira (3): trabalhadores dos ensinos médio, profissionalizante e EJA com 18 anos ou mais completos até 30 de junho;

- sexta-feira (4) e sábado (5): trabalhadores do ensino superior com 18 anos ou mais completos até 30 de junho.

Confira mais detalhes aqui.

Acordo de Mariana

O acordo para ressarcimento de prejuízos provocados pelo rompimento da barragem em Mariana, na região Central de Minas, deve ser fechado dentro de 15 dias, segundo o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Nessa terça-feira (1º), estiveram com Fux em Brasília o governador Romeu Zema (Novo), o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Lemes, o procurador-geral do Ministério Público de Minas, Jarbas Soares Júnior, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.

Como a Itatiaia adiantou em fevereiro, no podcast Abrindo o Jogo com Sérgio Pessoa, o acordo será nos moldes do que foi realizado em relação à Brumadinho, na região metropolitana de BH.

Pandemia e feriado 

Às vésperas do feriado prolongado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (3), o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, está rondando o interior de Minas, visitando hospitais e reforçando ações de combate à pandemia.

Uma das preocupações é que a saída dos mineiros para o feriado antecipe a chegada da terceira onda, que pode ocorrer ainda neste semestre.

Nessa terça-feira (1º), ele esteve em Três Corações e Alfenas, no Sul de Minas, e visitou a casa de saúde Santa Fé, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A reunião deu pontapé inicial em uma obra de R$ 5 milhões, que deve ser realizada om recurso privado para ampliação de 50 leitos.

Nesta quarta-feira (2), o governador e o secretário estão em Poço Fundo, também no sul de Minas, inaugurando leitos de CTI Covid.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O prêmio de R$ 1,5 milhão não é reajustado há 12 anos pelo programa

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Operações foram interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas

    Acessar Link