Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

 Inflação que arrasa orçamento dos brasileiros pode beneficiar governo e parlamentares

21/10/2021 às 09:03

Enquanto a inflação alta está arrebentando o orçamento de milhões de brasileiros, ela pode beneficiar o governo e também os parlamentares. Para conseguir aumentar o valor do novo Bolsa Família, sem ferir a regra do teto de gastos, que desde de 2016 prevê que as despesas não podem ser maiores que o valor corrigido pela inflação a Câmara pretende mudar a regra de cálculo do teto. Eis a vantagem de ser o dono do jogo. A regra está ruim: muda a regra. E essa mudança virá por meio de uma emenda na PEC dos Precatórios que teve a votação adiada mais uma vez na Comissão Especial e foi remarcada para hoje.

Na prática, por enquanto, a ideia é ao invés de usar a correção da inflação até junho, utilizar a correção de janeiro até dezembro, abarcando a inflação deste ano todo, que está altíssima. Estima-se que governo possa angariar R$45 billhões. O recurso vai custear o Bolsa Família turbinado, considerado elemento importantíssimo para tentativa de reeleição de Bolsonaro, e os parlamentares terão mais verba para destinar a suas emendas. O drible no teto de gastos pode ser interpretado como uma pegadinha do malandro ou como uma jogada de mestre.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Enquanto o grupo ganha cerca de US$ 15 mil por minuto, mais de 163 milhões de pessoas estão na faixa da pobreza

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    CONTEÚDO PUBLICITÁRIO O endividamento das famílias aumentou e um dos principais motivos é a utilização do recurso que cobra um dos juros mais altos do mercado. Os juros do ro...

    Acessar Link