Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Ignorados pela Câmara e pelo governo, governadores serão ouvidos por Pacheco sobre ICMS

15/10/2021 às 09:33
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Enquanto o deputado Dr. Jaziel (PL-CE), relator da proposta que altera o ICMS dos combustíveis, afirma que os governadores estão reclamando uma perda de arrecadação muito maior do que na realidade os estados devem sofrer, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) adotou uma postura diferente e decidiu ouvir os governantes estaduais. Alguns governadores articulam recorrer ao STF, para tentar barrar o projeto, caso ele seja aprovado pelo Senado.

Votação sem debate

A votação ocorreu de forma relâmpago na Câmara, uma semana depois que Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, anunciou que o projeto seria votado, encampando o discurso do governo federal de que alterar a base de cálculo do ICMS seria a solução de momento para tentar conter o preço da gasolina.

Sem política intervencionista

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o relator da proposta na Câmara, deputado Dr. Jaziel, disse que o presidente da república está certo em não alterar a política de preços da Petrobras e que não pode fazer “uma política intervencionista”, como se fosse uma nação socialista. Ele acredita até que Bolsonaro possa zerar algum imposto federal para tentar conter o preço dos combustíveis na bomba, mas intervir na política da Petrobras, na avaliação dele, o presidente não pode e não deve fazer. 

Diálogo com o senado

Não ter ouvido os estados, que terão a arrecadação afetada, assim como os municípios, foi um erro grave da Câmara dos Deputados, que discutiu e aprovou a proposta no atropelo para evitar, justamente, que governadores tentassem impedi-la. E assim como ocorre quando o governo federal demonstra pouca articulação ou pouca sensibilidade com alguma questão que afeta muita gente, como foi o caso do veto ao projeto dos absorventes, aqueles que foram preteridos tem encontrado diálogo junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).  O senador mantém as portas abertas com os governadores, com o judiciário, com os municípios (abraçando a pauta municipalista e os prefeitos) e com a comunidade internacional, principalmente nas questões relacionadas à discussão ambiental e de superação da desigualdade social. 

Consolidando liderança

E assim, Pacheco vai consolidando um espaço de liderança e diálogo em várias frentes, o que pode se transformar em um importante capital político daqui a alguns meses. Embora lideranças de alguns partidos de centro tenham dito que, caso queria ser um candidato de terceira via, o senador já deveria ter colocado claramente seu nome, já que é aclamado por alguns setores da política, por parte do empresariado e até por algumas lideranças internacionais, como embaixadores que já afirmaram apoio, o presidente do Congresso segue discreto, mas firmando liderança. 

Questões climáticas e ambientais

Aliás, conforme nos adiantamos há alguns meses, aqui na Itatiaia, Pacheco e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) são presenças confirmadas na COP26 – a Conferencia das Mudanças Climáticas da ONU, que será realizada na Escócia de 31 de outubro a 12 de novembro. 

Em relação à questão da decisão da Câmara sobre o ICMS sem ouvir os governadores, outro presidenciável que também saiu em defesa de ouvir os governadores foi Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, que está hoje em Belo Horizonte. 
Cochilou, cachimbo cai

Toda parcela do eleitorado ou de políticos com as quais Bolsonaro não conversou com os pretensos adversários estão conversando. Pra essa situação vale a máxima: “Cochilou, o Cachimbo cai”. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twiter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Diretoria do Coelho está no mercado à procura de um camisa 9 para a temporada #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/america-atacante-henrique-almeida-ex-chapecoense...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O suspeito foi contido pelos próprios passageiros até a chegada da Polícia Militar (PM) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/homem-e-preso-apos-mostrar-genitalia-e...

    Acessar Link