Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Ida de Zema para outro partido depende de resposta do Novo sobre coligações

22/09/2021 às 05:25

A ida do governador Romeu Zema (Novo) para o DEM/PSL ou para qualquer outro partido está condicionada à resposta que o Diretório Nacional do Partido Novo dará ao governador e ao Diretório de Minas Gerais, que pediram autorização para a realização de coligações com outras legendas para as eleições do ano que vem. 

A equipe do Novo que assumiu Minas Gerais (primeiro e único estado que elegeu o partido) identificou a dificuldade de governar sem alianças e resolveu avançar para se tornar o primeiro grupo da legenda a querer se coligar. 

Ou vai ou racha

Se a autorização para alianças não for dada, integrantes da legenda afirmaram à coluna Em Cima do Fato que o governador vai avaliar a possibilidade de deixar o Novo. Um destino possível é o DEM que deliberou ontem (terça-feira, 21), aqui em Brasilia, pela fusão com o PSL. Juntas, as duas legendas devem formar o maior partido do Brasil. Só na Câmara serão 81 deputados. Também deverá ser o partido com mais recursos. 

Bem-vindo

Hoje (quarta-feira, 22), em entrevista à Itatiaia, o deputado federal mineiro Bilac Pinto (DEM), que é o responsável por organizar a chapa que vai disputar as eleições de 2022 em Minas, disse que a questão precisa ser discutida ainda com o presidente do DEM-MG, senador Rodrigo Pacheco (DEM,) e com o diretório nacional, mas que se as conversas caminharem bem, Zema será bem-vindo.

Maior do Brasil e Liberal

De acordo com Bilac, o novo partido deve ser o maior do Brasil e será de cunho liberal. Para ele, a mudança não é uma questão de sobrevivência, mas uma adaptação à legislação eleitoral que, por enquanto, proíbe coligações para eleições proporcionais, como a de deputados.

A questão também está sendo debatida nos estados, já que a entrada de uma nova legenda com vários mandatários altera planos e compromissos, aumentando as chances de alguns candidatos e diminuindo as de outros. O número 25 que é do DEM deve ser mantido, mas pesquisas qualitativas estão sendo realizadas para a escolha do nome. A expectativa é que o DEM/PSL faça bancadas grandes no ano que vem. 

Instagram: @reporteredilenelopes

Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Com crescimento no número de casos em janeiro, o município abriu mais 204 leitos de enfermaria e nove de UTI #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/prefeitura-de-belo...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🐰 Fábio seria uma boa contratação para o Coelho? Dê sua opinião! #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/fabio-aceita-diminuir-pedida-salarial-e-conversas-com-o-ameri...

    Acessar Link