Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Governo de MG quer prorrogação de prazo para pagamento de repasses atrasados da Saúde

04/08/2021 às 08:50

Vence no final de semana o prazo de dois meses dado pelo Ministério Público para que o Estado apresente uma proposta de como vai pagar os repasses atrasados da área da Saúde. E a informação de bastidores que nós apuramos aqui pra coluna Em Cima do Fato é que o governo do Estado deve pedir prorrogação desse prazo. 

Divergência de valor

O motivo é o valor que está sendo cobrado. A Associação Mineira de Municípios (AMM) pede R$ 7 bilhões. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é um órgão acessório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), fez as contas e confirmou que o valor aproximado é R$ 7 bilhões, mas o governo não concorda e está refazendo os cálculos.

Recursos carimbados 

Segundo fontes do governo do Estado, parte desse recurso não existe mais porque era dinheiro carimbado. Eram repasses do governo federal para campanhas específicas, contra alguma doença, por exemplo, que os municípios não fizeram e por isso não receberam, e nem vão receber mais. 

Eleições e justiça

A verdade é que vai chegando perto da eleição e quem está no poder entrega tudo quanto é obra; quem tem dívida pra cobrar, cobra mesmo porque sabe que quem quer reeleição precisa mostrar serviço. 

Pimentel

Nesse caso, a AMM vai apertar o governador Romeu Zema (Novo) até não poder mais e já disse que deve entrar na justiça. Existe mesmo um valor que o governo passado ficou devendo, e ficou devendo porque o governador Fernando Pimentel, além da crise financeira, administrou mal. A população esperava que ele fizesse um governo organizado como fez na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e ele e os principais secretários acabaram fazendo uma confusão completa. E, pra quem acha que ele saiu da política, não se assustem se ele vier como candidato a deputado.

Instagram: @reporteredilenelopes

Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Brother falou sobre o sonho de ser famoso no “nível Beyoncé”

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    RÁDIO ESPORTES, MILTON NAVES - 26/01/2022

    Acessar Link