Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Fórum de governadores: políticos temem ruptura institucional no Brasil

24/08/2021 às 09:41

O presidente da República ainda não respondeu se aceitará o convite dos governadores para a reunião. Como o encontro proposto deve ter a presença de presidentes de outros poderes, e é uma agenda que Bolsonaro tem evitado, para que ele ocorra os ministros de Bolsonaro terão se esforçar ainda mais na articulação com o próprio presidente.

Eleições

Ano que vem tem eleições, e os governadores estão preocupadíssimos com a forma como essas polêmicas levantadas pelo presidente, como pedido de impeachment contra ministros do Supremo e a instabilidade entre os poderes podem paralisar a votação de projetos e afetar a economia do Brasil e os ânimos de investidores. O cenário caótico pode afetar também a prestação de contas para os eleitores nos estados. 

Pontos prioritários

Entre os prioritários foram levantados pelos governadores no Fórum, além da proposta de reunião com o presidente:

- Pacto pela vida contra o Corona Vírus: os governadores sabem que a forma como as autoridades lidaram com a pandemia seria um fator definidor de voto.
- Compromisso de manter as policias nos trilhos da legalidade. Pouco se fala sobre isso, mas há uma leitura real dos governadores e até parlamentares próximos de Bolsonaro de que ele tente uma ruptura institucional e tenha algum apoio militar para isso, mesmo que não seja um apoio organizado.  Fontes das Forças Armadas tem repetido que não vão apoiar rupturas autoritárias. No 07 de setembro, por causa da Pandemia, não vai ter desfile militar, mas vai ter protesto de apoio ao presidente, no Brasil todo, e agora a polícia federal investiga se há algum financiamento do Palácio do Planalto para as manifestações.

Tensão

O momento atual talvez seja o enfrentamento mais tenso que um presidente da republica tenha feito em relação a outros poderes desde da deca de 80 e a retomada das eleições diretas. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Coimbra convida jogador da Copa Itatiaia Kaiser para testes no clube https://www.itatiaia.com.br/CopaItatiaia/noticia/coimbra-convida-jogador-da-copa-itatiaia-kaiser-para-tes...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A suspeita é de que a vítima estava em alta velocidade #itatiaia

    Acessar Link