Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Fechado com Bolsonaro: bom relacionamento com governo federal começa a render frutos para Minas

18/06/2020 às 04:54

O bom relacionamento do governo de Minas com o governo federal foi mais uma vez exaltado nesta quinta-feira, durante entrevista coletiva à distância. O presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (BDMG), Sergio Gusmão, ao anunciar a concessão recorde de R$ 400 milhões de empréstimos no último mês, depois do lançamento de linhas específicas para cobrir impactos do coronavírus, anunciou também um aditivo de R$ 90 milhões do Ministério do Turismo para os pequenos empreendimentos do setor no estado.

Aeroporto da Pampulha 

Só nos últimos dias, foram muitas as novidades. Na quarta (17), em reunião virtual com o governador Romeu Zema, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou portaria estabelecendo prazo até 31 de dezembro para a transferência do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para o Estado de Minas Gerais. Também foram anunciados recursos para obras viárias. A cessão da administração do aeroporto da Infraero para o governo do estado favorece à BH Airport, responsável pelo aeroporto em Confins, já que facilita o diálogo e minimiza o temor de que a atividade futura do terminal gere alguma concorrência para o aeroporto internacional em Confins, concedido à iniciativa privada. 

Fica Vivo, Tô de Boa  

Também nessa quarta-feira (17), o Ministério da Justiça lançou o Programa Tô de Boa e anunciou que era inspirado no programa mineiro Fica Vivo, de redução da criminalidade e de homicídios entre jovens. O programa foi criado no governo tucano e quase suspenso nos últimos meses pelo corte de gastos, mas depois de muitos protestos e repercussão, trazidos em primeira mão aqui na coluna Em Cima do Fato, acabou sendo mantido, mas com redução. Desde então, por diversas vezes, o programa foi citado por Zema em entrevistas e pronunciamentos.  

Sem críticas 

Quando questionado sobre polêmicas envolvendo Bolsonaro, Zema evita render assunto e fala abertamente sobre o tema. O governador já disse, mais de uma vez, que não pretende criticar ou polemizar com o governo federal e que prioriza o bom relacionamento para ajudar Minas. O máximo que fez foi afirmar que o recurso de socorro aos estados era insuficiente e dizer que faltava agilidade e planejamento no trâmite, o que afirmou em uma live do Conexão Empresarial. 

Trânsito de mão de obra 

Quadros considerados competentes também têm transitado entre o governo de Minas e o governo federal. Só no mês passado, coronel Giovanne Gomes saiu do comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, à convite, e foi presidir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável por ações de combate ao coronavírus no Brasil. Já o novo secretário de cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, veio de passagem recente pelo Ministério do Turismo, equipe do deputado federal minério Marcelo Álvaro Antônio (PSL). Ele foi presidente interior da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Uma polêmica que estaria ligada a esse bom relacionamento é ligação telefônica que o executivo federal teria feito para a cúpula do governo de Minas e que teria influenciado na escolha do mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A resposta do governo foi de que o advogado, que entrou na vaga do quinto constitucional, foi escolhido pelas qualificações e pelo currículo. 

Fechado com Bolsonaro

Fontes ligadas ao governo afirmam que não há “toma lá, dá cá”, mas que o relacionamento é bom e tem melhorado e que há “um alinhamento, principalmente, na agenda econômica, em relação à diminuição do estado e às privatizações e, nesse sentido, o governo está fechado com Bolsonaro”. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Município admite necessidade de aumentar número de leitos pediátricos #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Conteúdo publicitário Quer dar um toque especial naquele almoço de final de semana? A chef Clara Senra te ensina uma receita de strogonoff, mas um algo a mais!! Veja só! Quer...

    Acessar Link