Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Ex-vice prefeito de BH será candidato a deputado federal

Rede de Sustentabilidade discute possibilidade de federação partidária com PSOL

02/03/2022 às 05:09


O ex vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede), e atual consultor de meio ambiente da prefeitura, vai desincompatibilizar do cargo até o dia 2 de julho, prazo final estabelecido pela legislação eleitoral, para disputar as eleições. Lamac, que já foi vereador e deputado estadual, é pré-candidato a deputado federal. Na chapa para a Câmara dos Deputados também devem estar Dr. Júlio, ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete; Kaká Menezes que já foi candidato ao senado e à prefeitura de Contagem pelo partido; o ex vice-prefeito de Betim, Vinícius Menezes; o vereador Rodrigo Cadeirante, mais votado de Montes Claros; e o vereador Lucas Arruda de Poços de Caldas. 

O objetivo do Rede de Sustentabilidade é conquistar pelo menos duas cadeiras no parlamento federal, por Minas Gerais, e pelo menos três na Assembleia Legislativa. A deputada estadual, Ana Paula Siqueira (Rede), será candidata à reeleição. 

PSOL
Caso o Rede e o PSOL entrem em consenso sobre a formação de federação partidária, as chances de eleger um número maior de parlamentares aumentam. No PSOL, que pode formar federação com o Rede, as vereadoras Bella Gonçalves e Iza Lourença podem ser candidatas à Câmara Federal. Sobre Aurea Carolina (PSOL), que é deputada federal, o partido ainda não decidiu se ela será candidata à reeleição. Nos bastidores da própria legenda, a conversa é que ela não teria interesse em se candidatar novamente ao cargo e que prefere fazer política no executivo. No entanto, na sigla, há entusiastas de que ela se candidate a deputada estadual, porque além de ser o principal nome do partido e possível candidata à prefeitura de BH, ela puxaria votos para aumentar o número de cadeiras no legislativo estadual. Hoje, o PSOL tem apenas uma deputada na Assembleia, Andréia de Jesus.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou