Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Escolas particulares de BH mantêm calendário de aulas e esperam liberação

26/01/2021 às 05:03

Escolas particulares de Belo Horizonte estão com o calendário de volta às aulas mantido para fevereiro e esperam que a prefeitura libere o retorno de atividades presenciais no mês que vem.

A proposta do Sindicato de Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) é que a retomada das aulas online ocorra no dia 3 de fevereiro para os ensinos médio e fundamental e que a volta das atividades presenciais seja no dia 8 do mesmo mês nas escolas infantis.

Depois do feriado de Carnaval, que está mantido na convenção de trabalho dos professores — embora a festa tenha sido cancelada —, a expectativa é que o ensino fundamental também retome as aulas presenciais. Além disso, que em março, de forma escalonada e em semanas alternadas, estudantes de todos os anos já tenham atividades nas escolas particulares de BH.

Mas, por enquanto, a volta presencial é apenas um plano, uma expectativa das escolas privadas e não está autorizada na cidade.

De toda forma, a partir de 3 de fevereiro os alunos voltam a ter aulas na rede particular. A princípio, de forma online.

ALMG

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Bartô (Novo) apresentou um projeto de lei propondo a inclusão da educação dentre os serviços essenciais, para garantir a abertura de escolas mesmo durante a pandemia.

Segundo a presidente do Sinep/MG, Zuleica Reis, a expectativa é que uma proposta parecida seja apresentada na Câmara Municipal de BH. De acordo com ela, uma primeira reunião já foi realizada com a presidente da Casa, Nely Aquino (Podemos), e o setor aguarda um próximo encontro.

Quebradeira

De acordo com Zuleica, se o retorno presencial não ocorrer, pelo menos 50% das escolas infantis vão quebrar, já que a maioria dos pais de alunos de 0 a 5 anos acha impossível que funcione aulas online para essa faixa etária. No estado, são 16.058 escolas infantis, 10.562 de ensino fundamental e 3.180 de ensino médio. 

Homeschooling

A Itatiaia recebeu a informação de que alguns pais em prédios e condomínios estão contratando professores para atividades coletivas em casa.

BH

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta terça-feira (26) um edital informando o início do ano letivo na próxima segunda-feira (1º) e o fim em 23 de dezembro. Serão aulas online.

Estado

Na rede estadual, a volta às aulas está prevista para 4 de março, como a Itatiaia informou em primeira mão. A princípio, o retorno será online.

Ainda nesta semana deve ser divulgado o resultado da consulta pública realizada pela Secretaria de Educação de Minas sobre a volta às aulas.

As atividades online na TV Rede Minas, na TV Assembleia e no YouTube vão até sexta-feira (31), quando termina o ano letivo 2020. Os Planos Tutorados, que são as apostilas, continuarão neste ano. O aplicativo Conexão Escola sairá do ar no dia 31 e voltará em março com nova versão.

Chuvas

Uma informação que nós demos em primeira mão: o Governo de Minas e as prefeituras de BH e de Contagem se reúnem às 17h desta terça-feira (26), na sede do Executivo da capital mineira, para tratar dos problemas na avenida Tereza Cristina nos períodos chuvosos. Participam: a prefeitura de Contagem, Marília Campos (PT), o vice-prefeito de BH, Fuad Nomam, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas, Fernando Marcato.

ABC da Política

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro do América poderá voltar a jogar 'com mesmo nível de excelência'

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Presidente da República admitiu impasses para seu projeto de reeleição em outubro

    Acessar Link