Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Entidades querem que Zema explique acusação de rachadinhas contra sindicalistas 

31/07/2020 às 05:33
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Seis entidades sindicais entraram na Justiça contra o governador Romeu Zema por causa da declaração dele em uma live para falar da reforma da Previdência. As entidades pedem que o governador comprove as declarações. Em uma delas, Zema disse: “O pessoal que estava acostumado com ‘rachadinha’ e não sei mais o quê, agora fica dando do contra”, se referendo à reforma da Previdência. Na outra ele disse: “No último governo, quando o funcionário público estava sendo prejudicado, esses sindicalistas não levantaram a mão, pois podiam dar emprego a um ‘punhado’ de gente da ‘turminha’ deles”.

Explicar na Justiça 

Na interpelação judicial, eles pedem que o governador explique se efetivamente imputou aos trabalhadores a obtenção de vantagens no governo Pimentel, quais seriam os sindicatos envolvidos, quem é a turminha a qual ele se referiu, qual foi o fundamento para fazer a afirmação e o que o governador entende por sindicatos terem feito rachadinha. 

Para a presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil, Aline Risi, uma das proponentes da ação, “o governador, após ter incluído na reforma da Previdência um pacote de maldades, ainda foi irresponsável ao acusar, sem qualquer prova, as entidades que lutam pelos diretos dos servidores públicos”. 

O governador ainda não se pronunciou sobre o assunto. 

Escala de pagamento 

O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira, antes da virada do mês, o que não ocorreu nos meses anteriores, a escala de pagamento dos servidores públicos estaduais. Saúde e segurança vão receber o salário integral no próximo dia 8 e na mesma data os demais servidores receberão a primeira parcela, no valor de R$ 2 mil. Ainda não há previsão de pagamento da segunda parcela, mas o depósito do socorro do governo federal para o estado é previsto para o próximo dia 12 e no dia 13 o executivo já tem noção de como está a arrecadação de impostos, já que mais 60% das empresas contribuintes já fizeram seus depósitos até esta data.

Dia dos Pais

O governo tem tido o costume de anunciar uma data e antecipar o depósito em alguns dias. O dia 8 é um sábado e é véspera do dia dos pais. Quem sabe não vem por aí uma surpresa, já que o impacto político de uma antecipação é quase sempre positivo? Outra peculiaridade da escala, que será paga em agosto, é que a primeira parcela é prevista para um dia após o quinto dia útil do mês, o que não tem ocorrido com tanta frequência.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia há algumas semanas, o secretário geral do governo, Mateus Simões, havia dito que com o termino do auxilio federal, sem a aprovação da reforma da Previdência e sem a operação do Nióbio, o cumprimento dos compromissos do estado ia depender da melhoria na arrecadação. A última das quatro parcelas do socorro da união para os estados será depositada no dia 11 de setembro.  

Além de apostar na nova versão do Minas Consciente e na queda dos números da covid-19, prevista pelo próprio governo para meados de agosto, o governo de Minas está apostando as fichas na aprovação da reforma da Previdência no mês que vêm, o que só traria algum impacto nos cofres públicos em novembro, já que ela começa a valer três meses após a aprovação. 

Reforma até setembro 

A reforma da Previdência volta a tramitar na segunda-feira, quando a assembleia volta do recesso parlamentar e segundo Cássio Soares (PSD), relator da reforma, a previsão é que seja votada em agosto. O impacto só começa a ser sentido nos cofres públicos três meses depois, quando as regras aprovadas começam a valer. Com prorrogação, o prazo de validade do certificado de regularidade previdenciária até 30 de setembro, a mesma data vale para aprovação da reforma nos estados e municípios. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    As informações sobre a semana e os eventos serão transmitidos nas redes sociais do ministério e da Secretaria Nacional da Juventude.#Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️Técnico do América não poupou críticas à atuação do juiz Felipe Fernandes de Lima no clássico contra o Atlético. #itatiaia

    Acessar Link