Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Política

Eleições: Bolsonaro foca em base no senado e 'governo do estado, se vier, é brinde'

01/10/2021 às 09:23

Além da presidência da república, o foco de Jair Bolsonaro para as eleições de 2022 é o senado. O presidente já tem nomes para concorrer ao cargo em vários estados brasileiros. Dentre os pré-candidatos, estão muitos ministros e também bolsonaristas que ganharam destaque, inclusive, durante a pandemia.

Ontem (30), Bolsonaro voltou a dizer no almoço da FIEMG, enquanto Zema discursava, que pensa em ter um vice mineiro. Contudo, segundo a base do presidente, o objetivo é compor a chapa de Zema ao governo de Minas indicando um nome para o senado.  Um dos apoiadores do presidente disse o seguinte à coluna 'Em cima do fato': “o foco, em todo o Brasil, é o senado. O governo do estado, se vier, é brinde”.

Ministros

Estão na lista dos possíveis candidatos: o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que deve ser candidato ao senado por Goiás; o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, pelo Rio Grande do Norte; o ministro da Cidadania, João Roma, que é deputado licenciado pelo Republicanos de Pernambuco, também pode concorrer ao senado. João Roma esteve, nesta quinta (30), em Belo Horizonte e, embora os anúncios do governo federal tenham sido relacionados à saúde e tecnologia, ele também discursou. E fez um discurso digno de candidato.

O ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PSC) é outro cotado para concorrer também por Pernambuco. Aqui em Minas, o ex-ministro do Turismo, deputado federal licenciado Marcelo Álvaro Antônio (PSL), é cotado para a vaga. Como em qualquer grupo político, ele enfrenta resistência interna e pode ser alvo de fogo amigo. 

Tratamento precoce

A médica Rayssa Soares, secretária de saúde de Porto Seguro, que ficou conhecida no Brasil por defender o tratamento precoce contra a covid-19 é um nome possivel para disputar o senado pela Bahia. A médica e secretária de gestão do trabalho e educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que ficou conhecida como capitã cloroquina, é cotada para o Ceará.

E Luciano Hang, dono da Havan, pode concorrer ao senado por Santa Catarina. Em depoimento na CPI da Covid, Hang discursou com tom de candidato. 

Base no senado

O presidente Jair Bolsonaro, que elegeu muitos deputados federais em sua base em 2018, conseguiu, principalmente com o PP, uma certa base na Câmara, mas no senado, que é a casa legislativa revisora, ele enfrenta muitas dificuldades, o que em um eventual segundo mandato ele quer minimizar.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O homem estava sem capacete e foi localizado com vários ferimentos na região da cabeça #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ao todo, mais de 148 milhões de brasileiros já foram vacinados com a primeira e segunda vacina #itatiaia

    Acessar Link