Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Eleição pulverizada: por que Belo Horizonte tem 16 pré-candidatos à prefeitura? 

18/09/2020 às 04:39

Com 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, escolhidos pelos partidos durante as convenções, um novo nome ainda pode ser oficializado até o dia 26. O Avante ainda não decidiu se terá candidatura própria ou se vai apoiar algum candidato. A cúpula da sigla tende, no momento, a não ter candidato, de acordo com o que apuramos na coluna Em Cima do Fato.

Há uma semana do fim do prazo para registro de candidatura, o partido ainda conversa com outros pré-candidatos e pode ir “tanto pra um lado, quanto pro outro”, segundo o vereador Fernando Borja, que deve ser o pré-candidato do Avante, caso o partido decida disputar eleição com nome próprio. Se isso acontecer, a chapa será puro sangue, de acordo com Borja.

O Avante, liderado pelo deputado federal Luis Tibé, já conversou com diversos partidos, dentre eles o Cidadania, o Podemos e o PSD, do prefeito Alexandre Kalil.  O partido definiu na convenção que a decisão final poderia ser tomada até o ato de registro de candidatura.

Nomes definidos

Até então, foram definidos os nomes de 16 pré-candidatos 

1.    Alexandre Kalil (PSD) 
2.    Áurea Carolina (PSOL)
3.    Bruno Engler (PRTB)
4.    Cabo Xavier (PMB)
5.    Fabiano Cazeca (Pros) 
6.    Igor Timo (Podemos)
7.    João Vítor Xavier (Cidadania)
8.    Lafayette Andrada (Republicanos)
9.    Luisa Barreto (PSDB)
10.    Marcelo de Souza e Silva(Patriota)
11.    Marília Domingues(PCO)
12.    Nilmário Miranda(PT)
13.    Prof. Wendel Mesquita(Solidariedade)
14.    Rodrigo Paiva (Novo)
15.    Wadson Ribeiro (PCdoB)
16.    Wanderson Rocha (PSTU)

Lives nas redes da Itatiaia

A Itatiaia realiza todos os dias, desde segunda-feira, lives com todos os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. São duas lives por dia, uma às 21h e outra às 21h25. Na semana que vem, serão realizadas lives na segunda, quarta e quinta-feira no YouTube e no facebook. As entrevistas são marcadas por ordem alfabética e de acordo com a disponibilidade de cada pré-candidato.

O prefeito Alexandre Kalil não participou porque afirmou que participará de atividades relacionadas às eleições somente após o registro de candidatura. 

Por que tantos candidatos? 

Além da busca pelo fortalecimento dos nomes de alguns políticos que pretendem disputar as eleições estaduais e federais, já que a campanha municipal os torna mais conhecidos, a alteração da lei eleitoral que proibiu coligação proporcional, que é aliança entre partidos na chapa de vereadores, também contribuiu. Quando havia coligação na proporcional partidos maiores se misturavam com os menores e na somatória de votos o número de cadeiras era distribuído entre os dois, sendo assim o voto em um partido poderia levar à eleição de membros de outros partidos, já que as vagas eram divididas na coligação.

A lei foi alterada, justamente, para que isso não acontecesse. Sendo assim, para dar mais chance à chapa de vereadores, quase todos os partidos optaram por candidatura própria, assim o candidato a prefeito, no seu tempo de propaganda e nas atividades de campanha, puxa, promove seus candidatos. Por isso também a maior parte das chapas é puro sangue com candidato prefeito e vice do mesmo partido, apesar de a coligação majoritária estar liberada.

ABC da Política

Coligação proporcional – alianças entre partidos para disputar vagas no legislativo: vereador, deputado

Coligação Majoritária - alianças entre partidos para disputar vagas no executivo: prefeito, governador, presidente e seus vices. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Você é a favor da capacidade máxima nos estádios durante o Mineiro? Dê sua opinião! #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/reuniao-entre-governo-de-minas-e-fmf-na-qua...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Com crescimento no número de casos em janeiro, o município abriu mais 204 leitos de enfermaria e nove de UTI #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/prefeitura-de-belo...

    Acessar Link