Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Eleições nos EUA provocam manifestações de políticos mineiros

03/11/2020 às 05:11

A eleição nos Estados Unidos, oficialmente realizada nesta terça-feira (3), tem provocado diversas manifestações entre políticos em todo o Brasil e, claro, aqui em Minas.

Deputado tucano com Biden

Nesta terça, o deputado estadual Gustavo Valadares (PSDB) postou nas redes sociais fotos segurando cartazes, formando a frase “Tudo importa. Por um mundo melhor, sou Biden”. Uma declaração de apoio ao candidato democrata Joe Biden, que, por enquanto, está à frente de Donald Trump. Em conversa com a coluna, o parlamentar disse que o que está em jogo é o futuro do mundo inteiro e tem muito a ver com o Brasil também. Por isso, de acordo com ele, para aqueles que não toleram a intolerância e o radicalismo, o caminho é o de Biden. E, segundo o deputado, mesmo correndo o risco de ser tachado de esquerdista, ele, que se considera um social democrata, resolveu assumir o posicionamento a favor de Biden publicamente. Ainda de acordo com Valadares, a vice na chapa de Biden, Kamala Harris, também é um bom nome. 

O deputado é líder do bloco da base do governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa. E entre correligionários do governador, alguns tem se manifestado publicamente a favor de Donald Trump.

Correligionário do Novo com Trump

É o caso de Antônio Claret, diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços Sanitários e Abastecimento de Água de Minas Gerais (Arsae-MG), que tem postado nas redes sociais sobre o assunto. Ele afirma que, no contexto atual, Trump é melhor para o Brasil. Claret, que no espectro político se classifica como de direita, é um apoiador da política econômica do presidente Jair Bolsonaro. Por causa da relação entre o governo brasileiro com o atual presidente dos Estados Unidos, ele acredita que o republicano seja a melhor opção. Claret postou uma foto com o Boné “Make América great again”, que significa “Torne a América grande (ou ótima) novamente,” slogan de Trump.  

Make Minas Trem Bão again 

No dia eleição de Zema, na comemoração após a vitória, alguns integrantes do partido Novo usavam um boné laranja com os dizeres “Make Minas trem bão again”, ou seja, “Torne Minas trem bão novamente”, uma alusão ao slogan de Trump com uma adaptação para o mineirês. De lá para cá, o Governo de Minas tem feito todos os esforços para manter um bom relacionamento com Bolsonaro, assim como o presidente brasileiro tem tentando um bom relacionamento com os Estados Unidos. Nos bastidores, há quem diga que, nesse quesito, Zema esteja conseguindo mais êxito com Bolsonaro que Bolsonaro com Trump.  

Zema

O governador não se posicionou sobre o assunto. A coluna enviou email perguntando a preferência de Zema, mas ele ainda não respondeu.

ABC da Política

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Rede pública de Belo Horizonte tem cinco vezes menos leitos que no auge da pandemia #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/com-menos-leitos-e-mais-casos-90-dos-leito...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O governador de Minas Gerais apresenta apenas sintomas leves da infecção #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/romeu-zema-testa-positivo-para-covid-19-e-fara-coletiv...

    Acessar Link