Ouça a rádio

Compartilhe

Desgaste e autonomia do Detran estariam entre motivos para mudanças no Governo de MG

Minas Gerais terá um novo secretário de Justiça e Segurança Pública, como a Itatiaia informou em primeira mão no início da tarde desta segunda-feira (25). Será Rogério Grecco, ex-promotor de Justiça, autor de vários livros na área do direiro e digital influencer, com 120 mil seguidores no Instagram.

O motivo da saída do secretário Mário Lúcio Araújo não foi comunicado. Entretanto, a Itatiaia apurou que ele já vinha sofrendo um desgaste, que começou com um impasse sobre o compartilhamento com a Polícia Militar de dados de usuários de tornozeleira eletrônica. A situação estaria se agravando com a insatisfação de servidores, principalmente dos sistemas prisional e socioeducativo, que vêm passando por recentes e frequentes transferências. 

Além do secretário, também será exonerado o chefe da Polícia Civil, delegado Wagner Pinto. O motivo da saída também não foi oficialmente revelado, mas a Itatiaia apurou com fontes do próprio poder Executivo que parte do Governo de Minas estaria insatisfeita com a demora no processo de retirada do Detran da estrutura da Polícia Civil.

Novo contra impeachment

Por falar em governo do partido Novo, 15 dirigentes municipais da legenda assinaram um parecer contra a tramitação dos pedidos de impeachment relacionados ao presidente Jair Bolsonaro. Até agora são 60 requerimentos pelo impedimento do chefe do Palácio do Planalto. 

Fim das buscas 

Como a Itatiaia informou em primeira mão, o Corpo de Bombeiros espera terminar em no máximo mais um ano e meio as buscas em Brumadinho, encontrando neste período as 11 vítimas do rompimento da barragem que permanecem desaparecidas. Tudo dependerá da validação de uma nova estratégia de buscas que está sendo desenvolvida pela corporação. Essa já é a mais longa operações de buscas do mundo.

ABC da Política 

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.