Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Depois ida ao STF com empresários da siderurgia, Bolsonaro vem a Minas para retomada na Usiminas

24/08/2020 às 05:18
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro, na quarta-feira, a Ipatinga promete movimentar o Vale do Aço. Conforme nos informamos em primeira mão no fim de semana, Bolsonaro vem ao estado para a retomada de um alto forno da Usiminas que estava desligado. O governador Romeu Zema vai acompanhá-lo na agenda, marcada para 11h.

Apesar de não haver nenhum recurso público envolvido, por causa da importância da indústria de aço para a economia brasileira, os chefes de estado participarão do evento. A retomada das atividades tem reflexos em vários setores produtivos como a indústria automobilística e outras que dependem de aço para a produção. A Usiminas é a principal produtora de aços planos do Brasil e o principal mercado é a indústria automotiva. No início de abril, por causa da retração econômica em função da pandemia, a Usiminas havia anunciado a suspensão do funcionamento dos altos fornos 1 e 2 em Ipatinga e também a paralisação temporária da usina em Cubatão, São Paulo.

Proximidade 

Quem acompanha a coluna Em Cima do Fato, deve pensar neste momento: além da importância da indústria de aço para a economia, o que faria com o que presidente da República acompanhasse um ato de retomada de uma atividade da iniciativa privada? A resposta é que empresários do setor, principalmente durante a pandemia, estreitaram laços com o presidente na tentativa de minimizar os impactos econômicos provocados pela crise do novo coronavírus.  

A pé ao STF

Representantes da siderurgia estavam com Jair Bolsonaro no dia em que ele saiu do Palácio do Planalto, no início de maio, e foi a pé ao Supremo Tribunal Federal para uma visita que não estava agendada. O grupo que tinha ministros e empresários foi fazer ao presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, um apelo para que as medidas restritivas para o combate à pandemia nos estados fossem amenizadas, alegando prejuízos graves à economia. 

Manifestação pacífica 

A visita a Ipatinga também terá reivindicação, só que dessa vez a ajuda do presidente é que será solicitada. Está marcada, para as 10h uma carreata que vai sair de Coronel Fabriciano e vai até Ipatinga. O ato é uma manifestação de apoio ao presidente e, ao mesmo tempo, um pedido de socorro, de acordo com os organizadores. Donos de pelo menos 30 trenzinhos da alegria, do tipo carreta-furação, vão pedir ao presidente, embora o poder de liberação seja dos municípios, auxílio para a liberação de eventos, já que eles estão incluídos nesta categoria e, por causa da pandemia de covid-19, estão com as atividades paralisadas. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O governador de Minas Gerais apresenta apenas sintomas leves da infecção #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/romeu-zema-testa-positivo-para-covid-19-e-fara-coletiv...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🐔 Obras contemplam construção de via marginal e implantação de passarela #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/arena-mrv-apresenta-projetos-para-melhorias-viarias-...

    Acessar Link