Ouça a rádio

Compartilhe

Curiosidades e bastidores da cobertura em Dubai

Os Emirados Árabes Unidos formam um país com 7 monarquias. Cada um desses emirados corresponde, geograficamente, a uma cidade. São elas: Dubai,  Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Rasal Khaimah, Fujeira e Abhu Dabi, que é a capital. 

Poder

Os Emirados Unidos são comandandos por um Emir (líder político e militar) ou sheik (autoridade religiosa ou política). 

Sheiks

Os Sheiks podem ter até quatro mulheres. Todas devem ser tratadas de forma igual, inclusive, ganhando os mesmos presentes. Em caso de separação, segundo fontes locais, elas não levam nenhum bem, além dos pessoais, como jóias de ouro. 

Religião

A religião dominante é o islamismo, praticado pelos muçulmanos. O livro sagrado é o alcorão. As mulheres usam burcas pretas e é comum que tampem todo o rosto. Para os ortodoxos, a boca tambem deve ser tampada e a decisão  sobre o quão o rosto da mulher fica exposto é tomada pelo marido ou em consenso entre os dois. 

Costumes

Em mesquitas, que são as igrejas, mulheres visitantes devem tampar o cabelo e o rosto. Em outros locais ou eventos tradicionais deve cobrir ombros e joelhos. 

Economia

A base da economia local é a exploração do petróleo. As construções de Dubai, que é um dos Emirados Unidos, são grandiosas, como o Burja Kalifha, predio mais alto do mundo com 828 metros. 

Maior do mundo

Em Dubai também fica o maior Shopping do Mundo, o Dubai Mall com mais de 1200 lojas e tem um milhão de metros quadrados. A cidade tem praia, é a maior roda gigante do mundo (maior que a London Eye e a de Las Vegas). A cidade é projetada para o turismo, já que é a única da região que não explora petróleo. Cada prédio é tem um design mais criativo que o outro, são muitos arranha-céus e vários estão em construção. O percentual de ocupação, segundo moradores locais, é pequeno. 

Pobres e ricos

Dinheiro e luxo não faltam na cidade, mas existem pobres em Dubai, principalmente imigrantes, da India, países da Africa e vizinhos da própria Ásia como o Paquistão. 

Importação e investimento

Como os emirados importam muitos alimentos, 80% do que é consumido é importado, e tem muito dinheiro por causa do petróleo - eles são potenciais investidores no mundo quase todo, por isso países como Brasil valorizam muito a relação com países dos Emirados Unidos e região 

Bolsa

De acordo com alguns locais, emiradenses que não são de famílias nobre têm direito a uma bolsa do governo e não pagam nem água e nem luz. 

Costumes 

Virar a sola do pé pra alguém, quando cruza as pernas é considerado ofensa, como se você estivesse dando o pior de si, mostrando a sola do seu sapato. 

Halal

O halal é um conjunto de costumes locais, dentre eles está a forma de abate de animais para alimentação que deve ser feito virado para a Meca, na Arabia Saudita, onde fica a grande mesquita, local considerado o mais sagrado do mundo pelos muçulmanos. 

Os países que queiram exportar carne pra lá tem que fazer o abate halal, virado pra Meca e com a faca bem afiada, pra minizar o sofrimento do animal. Minas tem vários produtores que fazem o abate Halal.