- Jornalismo
- Esportes
- Entretenimento
- Utilidade
- Outros
As cúpulas do PSB, PT, PV e PC do B estão reunidas, neste momento, em Belo Horizonte, discutindo o cenário eleitoral em Minas Gerais e a formação de federação partidária para 2022. Participam do encontro, o presidente do PT em Minas, deputado estadual Cristiano Silveira, o presidente do PV, Osvander Valdão, o presidente do PC do B, Wadson Ribeiro e o deputado federal Vilson da Fetaemg, presidente do PSB no Estado.
O debate sobre a formação de federação partidária é nacional, mas o arranjo é reproduzido nos estados e valerá também para as eleições municipais. No momento, PT e PSB não se entendem sobre a formação dos palanques estaduais, mas o debate permanece. Os quatro partidos pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que prorrogue o prazo para oficialização das federações para agosto, para que seja possível amadurecer as negociações.
As coligações para eleições para o legislativo no Brasil estão proibidas, mas as federações estão liberadas. A diferença entre elas é que na segunda, além de formação de aliança para as eleições, os partidos precisam atuar em bloco durante quatro anos.
Os partidos também debatem a disputa ao governo de Minas. A princípio, o pré-candidato do grupo seria o prefeito Alexandre Kalil (PSD). O partido ele não participa da reunião desta segunda-feira (07).