Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Política

COP26: FIEMG vai anunciar mapeamento das 200 maiores indústrias de Minas

09/11/2021 às 03:22

A Indústria mineira deve fazer anúncios importantes aqui na COP26. A informação, ainda de bastidores, é que o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que está com o governador Romeu Zema, em Londres, e também virá para a Escócia, deve anunciar o mapeamento das 200 maiores indústrias de Minas Gerais. Dentre elas, estão as que podem contribuir muito para as metas de mudanças climáticas, avançando em ações de preservação do meio ambiente. 

Dia da indústria

Hoje é o Dia da Indústria na Conferência da ONU para Mudanças Climáticas. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mineiro Robson Andrade, também está na Escócia, e ontem à entidade organizou um jantar para políticos brasileiros aqui em Edimburgo, capital da Escócia, cidade vizinha a Glasgow, onde está sendo realizada a COP. 

Investimento internacional

A expectativa do presidente da CNI é que a semana seja decisiva, com a conclusão das regras para implementação do artigo 6 do Acordo de Paris, que estabelece o mercado global de carbono. No entanto, Robson de Andrade cobra que é necessário que países desenvolvidos cumpram o compromisso assumido no Acordo de Paris de destinar US$ 100 bilhões anuais para financiar iniciativas como redução do desmatamento em países em desenvolvimento como o Brasil.

As cobranças vão ao mesmo sentido das que foram feitas pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), ontem aqui na COP. Os maiores poluidores como a China, a Inglaterra e o Reino Unido precisam investir nos países em desenvolvimento, como o Brasil, que podem diminuir a emissão, gerar créditos e vender para os países que tem mais dificuldade de gerar esses créditos.

O posicionamento oficial da CNI será pela redução do desmatamento ilegal e da emissão de gases de efeito estufa e a indústria fará compromissos de ampliar investimentos em práticas sustentáveis e não poluidoras.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    😷 Produtores de testes não esperavam pelo aumento expressivo na demanda #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/Noticias/Detalhes?chave=laboratorios-temem-falta-de-testes-d...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Você é a favor da capacidade máxima nos estádios durante o Mineiro? Dê sua opinião! #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/reuniao-entre-governo-de-minas-e-fmf-na-qua...

    Acessar Link