Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Com derrubada de veto à municípios da SUDENE, bancada mineira vence queda de braço

28/09/2021 às 09:25

A bancada mineira venceu a queda de braço contra o Governo Federal na derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que inclui 81 municípios mineiros na região da SUDENE – a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Nesta lista, estão municípios do Vale do Rio Doce, como Governador Valadares, que foram atingidos pelo rompimento da barragem.

Guerra

O veto, ocorrido em junho, inaugurou uma guerra, entre o governo e os parlamentares mineiros. Depois do veto do presidente, projetos relevantes para o governo simplesmente pararam de andar, principalmente, no Senado. A derrubada foi negociada. Integrantes da base também votaram pela derrubada para que projetos de interesse do governo pudessem ter voto favorável.

Os parlamentares trataram o veto com um equívoco do Ministério da Economia, que justificou que não poderia haver criação de gastos extras sem indicação de recursos para a cobertura. No entanto, a bancada mineira argumentou que os créditos e benefícios fiscais para a municípios da SUDENE já existe, o que amplia é o número de cidades que podem acessá-los. 

Ranço

Alguns parlamentares mineiros afirmam que foi implicância. Integrantes da base de Jair Bolsonaro negaram que o veto de Bolsonaro tenha sido uma retaliação ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), em função da possibilidade de ele se candidatar à presidência, mas avaliaram que o senador está dando sinais claros de que quer “alçar voos maiores”.

2022

No fim das contas, o veto foi um episódio que deixou clara a tensão entre homens de confiança do governo, como Paulo Guedes, e senadores mineiros. Além da postura diferente em relação aos grandes problemas que afetam o Brasil, como foi a pandemia e como é a crise econômica, tem pano de fundo da disputa eleitoral de 2022.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Diretoria do Coelho está no mercado à procura de um camisa 9 para a temporada #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/america-atacante-henrique-almeida-ex-chapecoense...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O suspeito foi contido pelos próprios passageiros até a chegada da Polícia Militar (PM) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/homem-e-preso-apos-mostrar-genitalia-e...

    Acessar Link