Ouça a rádio

Compartilhe

Com a chuva, deputado quer que justiça suspenda taxa de escassez hídrica da conta de luz em MG

O deputado federal mineiro Júlio Delgado (PSB), membro das Comissões de Meio Ambiente e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, vai entrar com representação às 15h30, pedindo ao Ministério Publico de Minas Gerais que acione a justiça requerendo que a Cemig suspenda bandeira de escassez hídrica em Minas Gerais. Segundo ele, 20% dos municípios mineiros estão embaixo d’agua e os reservatórios estão transbordando. 

A Cemig esclarece que as bandeiras tarifárias que incidem nas contas de energia dos brasileiros são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O parlamentar também vai levar ao procurador de justiça os projetos da Comissão Externa de Brumadinho, como o Programa Nacional dos Atingidos por Barragens, que estão tramitando na Câmara e que se tivessem sido aprovados ou em vigência poderiam estar atenuando o sofrimento dos mineiros.

O deputado pedirá ao Ministério Publico que acione a justiça para que as empresas e órgãos responsáveis por fechamentos de vias, que deixaram pessoas ilhadas em todo estado, arquem com transporte aéreo de pacientes médicos.