Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Codemig é a bola da vez 

09/10/2020 às 04:25

Depois da aprovação da reforma da Previdência, o projeto de privatização da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codemig) é a prioridade do governo de Minas na Assembleia Legislativa. Na casa há exatamente um ano, a proposta foi enviada junto com outros dois projetos: o que pede autorização para adesão ao regime de recuperação fiscal da União, que ainda não foi apreciado, e o que autorizou a antecipação dos recebíveis do nióbio, que foi aprovado, mas até hoje a operação não deu certo.  

A esperança do governo ao vender o que lucraria nos próximos 12 anos com a exploração do Nióbio em Araxá era arrecadar, pelo menos, R$ 5 bilhões, mas a operação ainda não aconteceu. Sem interessados para o negócio no mercado privado, o que piorou durante a pandemia, o governo adotou a estratégia de tentar fechar o negócio com o BNDES, o que, nos bastidores, consta que teria sido um dos primeiros objetivos do governo. 

A conta-gotas 

Embora tenha conseguido aprovar projetos de grande interesse para o governo enviados até hoje para a Assembleia, como a reforma Administrativa, reforma da Previdência, orçamento, além das propostas relacionadas ao enfrentamento da pandemia, as aprovações acontecem aos poucos, à medida que o relacionamento entre o executivo e o legislativo vão se assentando aos moldes do que sempre ocorreu ao longo do tempo.

Os deputados, que antes reclamavam de não ser chamados para agendas do governador, estão cada vez mais presentes. Para o projeto da Codemig, o governo acredita que terá apoio e votos suficientes para aprovação da privatização completa da empresa. O governador Fernando Pimentel já havia conseguido autorização da casa para se desfazer de 49% da empresa, considerada a galinha dos ovos de ouro do estado. 

Dezembro 

A casa só deve voltar a analisar projetos em dezembro, depois das eleições, e deve priorizar projetos de deputados que ainda não tiveram propostas aprovadas nesta legislatura. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Temperatura máxima pode chegar aos 28ºC #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Antes da pandemia, cerca de 3.500 profissionais atuavam na área; agora, não é possível precisar o número #itatiaia

    Acessar Link