Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Brasileiro abastece em dólar, come em dólar e recebe salário em real

22/10/2021 às 12:32
Brasileiro abastece em dólar, come em dólar e recebe salário em real

“Onde passa o boi, passa a boiada”, foi a frase que uma fonte aqui de Brasilia usou para definir o que será feito com os recursos que virão da mudança na regra de cálculo da inflação para reajuste do teto de gastos. Com o incremento, aumentam o valor do Bolsa Família, o valor de emendas pra parlamentares e, quem sabe, o presidente não cria o auxílio de R$ 400 que ele sugeriu, na live desta quinta-feira, para tanqueiros que estão em greve por causa do preço do Diesel.

Os tanqueiros chamaram a proposta de “esmola”. Vale lembrar que auxilio é para quem não tem condição de produzir a própria renda, os tanqueiros são trabalhadores muito produtivos, só que o custo do trabalho ficou altíssimo por causa do preço dos combustíveis. Eles cobram revisão de ICMS, o que precisa de fato ser planejado porque a alíquota é alta, mas é uma solução de médio prazo já que impacta muito a arrecadação de estados e municípios. 

Também é importante ressaltar que o fato de o Brasil não se mostrar confiável para os investidores, já que tem uma crise atrás da outra, acaba espantando os investimentos, o dólar fica escasso no mercado interno, sofre alta em função disso, e como a política de preços da Petrobrás acompanha o mercado externo, o preço dos combustíveis no Brasil fica nas alturas. 

O brasileiro abastece em dólar, come em dólar e recebe o salário em reais.

O Ministério da Economia pode até conseguir tocar uma agenda de concessões e privatizações, o que agrada muito o mercado, mas pra conter alta do dólar e fazer as reformas, parece que o gato subiu no telhado. A reforma administrativa não tem votos para passar, a do imposto de renda vai sofrer alterações no senado e inflação está nas alturas.

O Titanic está afundando e a banda continua tocando enquanto isso. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A agressão foi tão forte que o militar que recebe o golpe caiu e colegas tentaram ajudá-lo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O trânsito é complicado na região. Veja quais são as rotas alternativas

    Acessar Link