Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Bolsonaro está 'se lixando' para relatório da CPI, segundo integrante da base de governo

18/10/2021 às 09:54
Bolsonaro está 'se lixando' para relatório da CPI, segundo integrante da base de governo

Por enquanto, depois que foi divulgada, informalmente, a lista de crimes pelos quais a CPI da Covid vai acusar o presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece em silêncio. Apenas seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, concedeu entrevista sobre o assunto.

Jogado no lixo

No entanto, em entrevista exclusiva à Itatiaia, no mês de julho, o presidente avaliou que o objetivo da CPI era apenas provocar desgaste, que a Comissão não tinha credibilidade perante a opinião pública e que o relatório, quando ficasse pronto, poderia “ser jogado no lixo”. 

Rotulo de assassino

Porém, a realidade nua e crua não é bem assim. O relatório da CPI preocupa integrantes do governo. Dos 11 crimes listados pelo relator, o senador Renan Calheiros (MDB), o de homicídio é o que mais irrita a base do Bolsonaro, porque a acusação formal coloca um” rótulo de assassino” na testa do presidente, segundo alguns interlocutores. Com isso, xingamentos como o de genocida acabam ficando mais palpáveis, porque a acusação de assassinato coletivo passa a compor o relatório de uma CPI e depois, possivelmente, uma denúncia ao Ministério Público Federal. 

Capa de Revista

Antes mesmo da divulgação do relatório, a capa da Revista “Isto é” foi uma foto do presidente Jair Bolsonaro com o bigode de Hitler desenhado com a palavra “genocida”, o que revoltou bolsonaristas que chamaram a capa de inescrupulosa e criminosa. 

Se lixando

Um dos integrantes da base de governo disse à coluna Em cima do fato que o presidente está “se lixando” para o relatório e que está mais irritado do que preocupado.

Desgaste

Mesmo se aceita pelo Ministério Público Federal, dificilmente a denúncia deve se transformar em um processo que seja julgado antes das eleições. Já o desgaste é inevitável, tanto no cenário nacional quanto no internacional.  Depois da leitura e votação do relatório, o assunto, certamente, será manchete nos principais jornais internacionais.  

Bolsonaro em Minas

Hoje Bolsonaro estará em Minas Gerais pela quarta vez em menos de dois meses. Nesta segunda, o presidente vai à cidade de São Roque anunciar investimentos na bacia do São Francisco e lançar o edital de Proposta de Manifestação de Interesse para a construção da Barragem de Jequitaí.

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter:@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    CONTEÚDO PUBLICITÁRIO O endividamento das famílias aumentou e um dos principais motivos é a utilização do recurso que cobra um dos juros mais altos do mercado. Os juros do ro...

    Acessar Link