Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Bolsonaro diz que não há nada novo sobre metrô de BH, mas ministro garante que até março haverá

20/07/2021 às 03:19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta terça-feira (20), em entrevista exclusiva à Itatiaia, que não tem nada na mesa dele sobre ampliação do metrô em Belo Horizonte. Em relação à duplicação dos trechos da BR-381 que ainda restam, ele disse que sairão do papel no governo dele, já sobre o metrô...

A última ampliação do metrô da capital ocorreu, salvo engano, no governo de Fernando Henrique Cardoso, no início dos anos 2000. A expansão do metrô da de BH virou uma lenda. Na verdade, nem se trata de um metrô, mas de um trem urbano, que não atende toda a cidade e cuja passagem ficou caríssima.

A qualidade do metrô de Belo Horizonte é totalmente incompatível com o porte da cidade, a terceira capital do Brasil. Em São Paulo o metrô funciona bem. No Rio, melhor do que aqui. Se compararmos com outras capitais importantes, fora do Brasil, como Londres, onde há 11 linhas metropolitanas, e Nova York, que tem 245 linhas, aí é que não dá mesmo para chamar o que temos em BH de metrô. O modal na capital mineira tem apenas uma linha.

Só vendo

O mais curioso daqui é que todo governo fala que está fazendo algo, mas não sai nada. A pendência atual são recursos de multa por devolução de trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que seriam usados para a linha dois do metrô (ligando o Calafate ao Barreiro) e que, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, está garantido.

Tarcísio também afirmou, em entrevista à Itatiaia, que o Ministério da Economia planeja um aporte de R$ 3 bilhões para conceder as linhas um e dois à iniciativa privada, o que deve ocorrer até março do ano que vem. O ministro tem se mostrado de palavra, mas, tratando-se de metrô, todo belo-horizonto só acredita vendo. 

2022

Sobre eleições, sorrindo, Bolsonaro disse que não se anunciou como candidato e que não acredita em terceira via. Segundo ele, o que não é quente e nem frio não presta – o que, aliás, é uma referência do texto bíblico do Apocalipse. 

Influente

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi eleito pela pesquisa Painel do Poder, do portal do Congresso em Foco, o congressista mais bem avaliado do Legislativo. O levantamento trimestral elenca os 70 deputados e senadores considerados mais influentes do Congresso. 

Instagram@reporteredilenelopes
Twitter@reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O suspeito foi contido pelos próprios passageiros até a chegada da Polícia Militar (PM) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/homem-e-preso-apos-mostrar-genitalia-e...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Rede pública de Belo Horizonte tem cinco vezes menos leitos que no auge da pandemia #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/com-menos-leitos-e-mais-casos-90-dos-leito...

    Acessar Link