Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

BH não terá desfile de 7 de setembro por causa da pandemia

04/09/2020 às 04:27

Por causa da pandemia de coronavírus, Belo Horizonte não terá o Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro, tradicionalmente realizado na avenida Afonso Pena, no Centro da capital mineira, e reúne milhares de pessoas.

O feriado é uma comemoração pelo Dia da Independência do Brasil, declarada em sete de setembro de 1822, que pelos registros históricos foi a data em que às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I gritou “Independência ou morte”, marcando a fase em que o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e se tornou uma nação independente. O Sete de Detembro é comemorado com desfiles em todo país.

Bastidores: quem é o responsável pelo desfile? 

O desfile é organizado coletivamente pelo governo do estado, o exército e a prefeitura. O exército, usualmente, leva a maior tropa para o evento e além de pessoal faz desfile motorizado, com tanques, blindados e com a cavalaria. Também desfilam policiais militares, bombeiros, a marinha, a aeronáutica e crianças e adolescentes estudantes de escolas que participam do evento. Todo ano, governador e prefeito participam da solenidade. É raro haver uma ausência. 

Apesar da responsabilidade compartilhada, é difícil achar, de fato, quem responda pelo evento. Fontes do governo afirmam que é o exército e o exército afirma que é a prefeitura e o governo. Certo é que o evento sai e atrai, normalmente, milhares de pessoas, o que neste ano não vai ocorrer por causa dos decretos que proíbem aglomerações. 

Exército 

Em Belo Horizonte, o exército para vai realizar uma solenidade simbólica, apenas para a tropa, dentro da Unidade da Quarta Região, na Raja Gabaglia, com representantes de todos os postos e gradações. 

PM

A Policia Militar produziu um vídeo, com as bandas de música, e vai lançar na segunda-feira, feriado, nas redes sociais, para comemorar o dia da Independência do Brasil. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Letícia Imperatriz, mulher trans, diz que ainda há muito o que melhorar #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Município admite necessidade de aumentar número de leitos pediátricos #itatiaia

    Acessar Link