Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Bate-volta: Zema vai a Brasília buscar dinheiro para ferrovias e volta para receber recursos da ALMG

23/02/2021 às 05:00

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), está na Assembleia Legislativa, recebendo das mãos do presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), recursos economizados pelo legislativo estadual em 2020, assim como ocorreu em 2019. Mais cedo, o governador esteve em Brasília.

Força Tarefa pra trazer recursos para ferrovias

Romeu Zema, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e outros senadores da bancada mineira e ainda de Goiás e do Espírito Santo se reuniram na manhã desta terça-feira com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gome de Freitas, em Brasília. O objetivo dos mineiros é trazer dinheiro para reativar e expandir trechos da malha ferroviária em Minas.

A fonte do recurso é a renovação da VLI/FCA que está sendo discutida e vai exigir mais investimentos da concessionaria e gerar recursos de outorga. O Governo de Minas pleiteia que esses recursos sejam destinados para viabilizar projetos do Plano Estratégico Ferroviário, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral para a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, com participação da Comissão Pró Ferrovia da ALMG.

A lista de projetos é grande e o objetivo é priorizar, em conjunto com o ministério, aquelas propostas que possam trazer complementariedade com o planejamento federal.

Legislativo estadual

Enquanto isso, o plenário a Assembleia está confirmando os nomes de André Quintão (PT) como líder do bloco de oposição e de Ulysses Gomes (PT) como líder da minoria, a mesma configuração do primeiro biênio. A distribuição das 22 comissões da Casa está sendo discutida e ainda não foi oficializada. 

Legislativo federal

Enquanto isso, para o legislativo federal, a primeira pesquisa de intenção de votos para o Senado em 2022 aponta o senador Antônio Anastásia (PSD) como favorito para ocupar novamente uma cadeira. Os números, divulgados pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira, mostram o ex-governador de Minas com 27,1% das intenções de voto. O senador afirmou, mais cedo, que fica lisonjeado com o resultado, mas que não é o momento de pensar em eleições.  

Concessões e privatizações

O governo federal publicou, nesta terça, decreto com a lista contendo dezenas de empreendimentos dos setores de transporte rodoviário, portuário e aeroviário qualificados dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República.

Em Minas Gerais, estão na lista de concessões a BR-116/MG, do entroncamento com a BR-381/451(B) (viaduto do contorno de Governador Valadares) até a divisa entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (Além Paraíba), com extensão de 409,6 km; a BR-040/MG, da entrada antiga da União e Indústria (Barreira do Triunfo, Juiz de fora) até o entroncamento com a MG-353(A) (acesso para Juiz de Fora), com extensão de 25,6 km; e o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, localizado em Uberlândia. O aeroporto Santos Dumont, no Rio, por exemplo, também está na lista.

ABC da Política

As definições das palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Caso envolveria servidores de setores administrativos, que estariam sendo vacinados, mesmo sem fazer parte dos grupos prioritários #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar; clique e saiba mais detalhes sobre como tudo aconteceu #itatiaia

    Acessar Link