Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Aumentar o nível mínimo de agua em Furnas vai ter impacto na conta de luz?

23/12/2020 às 05:00

Embora haja questionamentos, a resposta é não, de acordo com o deputado estadual professor Cleiton (PSB), autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o limite mínimo de água na represa da Usina Hidrelétrica de Furnas. O objetivo é que, no período de seca, o nível da água não fique tão baixo que impossibilite a agricultura, a piscicultura e o turismo, por exemplo.

A PEC estabelece que o nível mínimo de água deva ser mantido em 762 e 663 metros acima do nível do mar, respectivamente. Mas se a represa foi construída para geração de energia hidrelétrica, diminuir a vazão da água, no período de seca, para manter o lago mais cheio, não que faria com que o sistema lançasse mão das termoelétricas e acionasse a bandeira dois que deixa a conta mais cara? Se não? Por que não?

Segundo o deputado, o reservatório precisa de 18% do volume pra gerar energia e 762 metros correspondem a 50% do volume total. Em tese, em condições normais, a água seria suficiente para atender a diversas finalidades. No entanto, no momento, pra que o reservatório recupere volume de gerar energia e chegar na marca mínima estabelecida pela PEC, as termoelétricas precisam ser acionadas.

Aliás, mesmo abaixo do nível novo, já há, costumeiramente, necessidade de acionamento das termoelétricas. O ministro de Minas e Energia veio recentemente à Minas e o governo federal deve fazer um diagnóstico antes de operacionalizar o nível mínimo estabelecido pela mudança na Constituição mineira.

Energia Alternativa

Minas também tem atraído investimentos e aprovado projetos que favorecem, principalmente, a expansão da energia fotovoltaica, gerada com a luz do sol. A energia gerada por esses parques deve ser agregada ao sistema nacional e distribuída. Ou seja, todos os planos estão, de alguma forma, atrelados apostando em alguma atividade de desenvolvimento econômico: produção de energia, turismo, agricultura, psicultura... Por enquanto, sem grandes conflitos de interesses privados.

Crise energética

Por falar em bandeira vermelha, ela já está sendo aplicada, as termoelétricas já estão sendo usadas, a luz já está mais cara e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), disse outro dia, em resposta à Itatiaia que o governo federal, segundo disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, prevê restrições no uso de energia nos próximos meses no Brasil.

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Diretoria do Coelho está no mercado à procura de um camisa 9 para a temporada #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/america-atacante-henrique-almeida-ex-chapecoense...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O suspeito foi contido pelos próprios passageiros até a chegada da Polícia Militar (PM) #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/homem-e-preso-apos-mostrar-genitalia-e...

    Acessar Link