Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Aulas virtuais, derrubada de veto e acusação de política genocida

13/05/2020 às 03:41

O governo de Minas oficializou detalhes das aulas online para a rede estadual de ensino público. Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, a secretária de estado de Educação, Julia S’antanna, anunciou o início do programa "Se liga na Educação", a partir da próxima segunda-feira (18), que transmitirá aulas na Rede Minas, no site da secretaria e no canal dela no youtube, entre 7h30 e 12h30, de segunda a sexta-feira.

O Plano de Estudos Tutorado, em forma de apostilas, já está disponível no site e será distribuído por e-mail e whatsapp. O aplicativo "Conexão Escola", que também dará acesso ao conteúdo, poderá ser baixado a partir de segunda (18). O material será adaptado para atender à diversidade de estudantes, com versão em libras, braile e readequação para linguagens indígenas. No dia 25 será lançado um chat dentro do aplicativo para o aluno interagir com o professor.

Segundo a secretária, foi viabilizado um sistema de entrega de material impresso para alunos que não têm acesso à internet. Sobre o retorno de profissionais de serviços gerais, a pasta informou que a escala é segura e feita pela direção das escolas para garantir a manutenção dos espaços.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que o retorno das aulas remotas segue determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão autorizou o retorno dos diretores para planejamento das atividades educacionais remotas e a implementação das medidas estabelecidas pelo Comitê Extraordinário covid-19 e pela SEE/MG, de forma a assegurar aos servidores condições para o regular exercício de suas funções, sem comprometimento de sua vida e saúde.

Comunidade em risco? 

Na avaliação da presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputada Beatriz Cerqueira (PT), as aulas, mesmo online, prejudicarão as medidas de prevenção contra a covid-19, já que houve convocação de profissionais para o trabalho. De acordo com a parlamentar, existe uma decisão do TJMG sobre o retorno do trabalho presencial para profissionais da educação, e o “Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) já informou ao Tribunal o descumprimento da decisão judicial e a Assembleia Legislativa aprovou um posicionamento contra o que o governo do Estado está fazendo". 

Derrubada de veto

A Assembleia Legislativa derrubou, nesta quarta-feira, veto do governador a uma emenda dos deputados em um projeto do ano passado. A proposta do executivo era que pudesse pagar dívidas que têm com fornecedores usando crédito de ICMS. O texto original permitia compensação apenas para os setores de energia elétrica, combustível e telecomunicações, mas os deputados incluíram os fabricantes de veículos. O governador vetou justificando impacto considerável de receita. Os deputados derrubaram o veto. Com isso, indústrias e fabricantes de veículos automotores, como a FIAT, em Betim, estão incluídos entre os setores beneficiados pela compensação tributária. A Secretaria da Fazenda ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Abrindo o Jogo

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), em exclusiva à Itatiaia, nesta quarta-feira, afirmou que a política de combate à pandemia do governo federal é errada e genocida. Segundo ele, diversos estados e cidades do Brasil precisam de lockdown imediato. Em relação ao decreto presidencial autorizando o funcionamento de salões de beleza e academia, sobre o qual Marcelo Teich tomou conhecimento por jornalistas, Ciro disparou que o ministro tem feito papel de pateta. Ao avaliar o cenário político nacional, o pedetista afirmou que Bolsonaro deseja um golpe, mas que não há ambiente para isso.

Avaliando a composição ministerial, Ciro afirma que o Brasil já vive um regime militar. Em relação a um impeachment, embora entenda que seja péssimo para o Brasil, ele acredita que deva ocorrer em 2011.

O político ainda elogiou o prefeito Alexandre Kalil nas ações de enfrentamento ao coronavírus e disse que o governo federal faz tudo errado.

A entrevista completa com o ex-ministro Ciro Gomes você acompanha no Abrindo o Jogo, disponível nas plataformas digitais e no site da Itatiaia. Na entrevista, o ex-deputado federal, ex-governador e ex-ministro fala sobre o processo do irmão Cid Gomes, baleado ao tentar entrar em um quartel com um trator durante greve, sobre o livro que está lançando esta semana, sobre o posicionamento de Regina Duarte e sobre o objetivo de ser presidente da República. 

Abrindo o Jogo 2

O entrevistado do Abrindo o Jogo de terça-feira (12), o ex-deputado federal e presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, denunciou o esquema do mensalão em 2005. Na entrevista exclusiva, ele afirmou que as denúncias de Sergio Moro, que ele considera um traidor, não devem abalar o presidente da República.

Defensor de Jair Bolsonaro, Roberto Jefferson disse que espera atraí-lo para o PTB para a disputa da presidência pelo partido em 2022. Jefferson também sugeriu que Bolsonaro demita os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal e no Congresso negocie ministérios, com transparência, com parlamentares do centrão, para ter governabilidade nos próximos anos.

Roberto Jefferson avalia que Regina Duarte é excelente pessoa, mas precisa de estágio em política, que pode ser feito com ele; elogiou o governador de Minas, criticou o do Rio, e disse que está viajando o Brasil para fortalecer a legenda. Ele acrescentou que espera contar com Bolsonaro, que, na avaliação dele, está sendo injustiçado.

ABC da Política 

Veto - é a discordância do chefe do executivo (presidente, prefeito e governador) em relação a um projeto de lei ou a um trecho de projeto aprovado pelas casas legislativas (câmara municipal, assembleia legislativa, câmara dos deputados e senado). Para virar lei, depois de aprovado pelo legislativo, um projeto precisa da sanção do chefe do executivo que, ao avaliar a matéria, pode sancionar ou vetar total ou parcialmente.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Município admite necessidade de aumentar número de leitos pediátricos #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Conteúdo publicitário Quer dar um toque especial naquele almoço de final de semana? A chef Clara Senra te ensina uma receita de strogonoff, mas um algo a mais!! Veja só! Quer...

    Acessar Link