Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Política

Minirreforma: 'Quem tá fora quer entra, mas quem tá dentro não sai'

A minirreforma eleitoral passa no segundo turno na Câmara e, apesar de haver resistência, tem chance de passar também no senado

12/08/2021 às 12:45
Minirreforma: 'Quem tá fora quer entra, mas quem tá dentro não sai'

Tirar o distritão e manter as coligações proporcionais é fruto de um acordo entre os partidos. E na minha leitura, o distritão foi incluído na reforma, apenas para ser trocado pelas coligações na hora da votação. É o tipo de negociação que o negociador muito esperto faz, ele coloca como condição uma proposta muito ruim – que quase ninguém quer –tipo o distritão e depois fala: olha eu até tiro isso, mas se for mantido aquilo, no caso as coligações. Aí mesmo quem não quer coligações aprova coligações em troca da derrubada do distritão porque é uma política de redução de danos.

A política não é para amadores.

Entenda: objetivo do distritão e das coligações

O distritão – que é a eleição do mais votado sem distribuir antes as cadeiras entre os partidos -  favoreceria aqueles parlamentarias que já estão no poder e que tradicionalmente tem muitos votos. Mas favoreceria também celebridades, digital influencer e gente que entra no parlamento porque tem fama. 
Já a retomada das coligações para os cargos de vereador e deputado fortalece as legendas pequenas como partidos de aluguel, sem ideologia que vivem a serviço dos grandes, e fortalece também partidos pequenos tradicionais, como o PC do B e que corriam risco de desaparecer. Como existem muitas legendas no Brasil, elas são 33, e não querem ser extintas. O fim das coligações que foi determinado na reforma de 2017, agora está prestes a voltar.

É famoso" quem está fora quer entrar e quem tá dentro não sai", como eternizou Dominguinhos. 

Instagram: @reporteredilenelopes
Twitter: @reporteredilene

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Na noite de sexta-feira o trânsito teve que ficar fechado por horas #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Temperatura máxima pode chegar aos 28ºC #itatiaia

    Acessar Link