Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

A BHTrans vai acabar?

04/01/2021 às 05:22

O ano começa com a polêmica sobre a possibilidade de a BHTrans, empresa de trânsito de Belo Horizonte, acabar. A informação foi ventilada nesta segunda-feira (4), nas redes sociais, pelo vereador Gabriel Azevedo (Patriota).

De acordo com o parlamentar, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse em reunião em que estavam presentes ele, o vereador Léo Burguês (PSL), líder de governo na última legislatura, e a presidente reeleita da Câmara Municipal, Nely Aquino (Podemos), que a BHTrans como existe hoje não existirá mais. Para gerir a mobilidade, o transporte e o trânsito da capital mineira seria criada uma secretaria, que ficaria sob responsabilidade do vice-prefeito, Fuad Nomam.

Reforma administrativa

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o fim da empresa, que é de economia mista, ou sobre uma reformulação, mas um fato é que, para fazer uma adequação dessas, o prefeito precisaria enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal.

Fontes da prefeitura afirmam que não há reforma e nem minirreforma administrativa previstas para os próximos meses. Mudanças que possam ocorrer em breve devem ser feitas a partir de decisões tomadas no âmbito do Executivo, sem necessidade de aprovação do Legislativo.

A reunião

O encontro em que a declaração do prefeito teria sido dada foi às vésperas do Natal, para o fechamento de apoios para a reeleição de Nely Aquino à presidência da Casa.

CPI e caixa preta

Depois de ser muito criticado por ter prometido abrir a caixa preta da BHTrans, mas não ter tido muitas conquistas nesse sentido no primeiro mandato, ao que tudo indica, o prefeito contará com a Câmara Municipal para fazer algum enfrentamento às empresas de ônibus.

Gabriel Azevedo disse que vai tocar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto. Para criá-la serão necessárias as assinaturas de 14 dos 41 vereadores.

Passagem cara e contratos polêmicos

Para o parlamentar, a tarifa é burra e não motiva o cidadão a utilizar o transporte público. Ele defende a revisão dos contratos e um sistema de integração metropolitana eficiente e afirma que os custos e o valor da tarifa são nebulosos — o que o Movimento Tarifa Zero tem feito de forma enfática nos últimos anos.

O vereador questiona, ainda, o fato de as empresas serem multadas por irregularidades e não pagarem essas penalidades. “Os ônibus lotados, em plena pandemia, foram responsáveis por mais de 17 mil autuações por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. Apesar das infrações cometidas, nenhuma multa foi paga”, afirma ao vereador.

Por falar em prefeitura...

O atual presidente da BHTrans, Célio Bouzada, que é servidor de carreira, foi exonerado da Presidência da empresa, o que Gabriel Azevedo interpretou como sinalização de mudanças maiores na gestão. O nome do novo responsável pelo cargo ainda não foi oficializado.

Relembrando mudanças

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Adalclever Lopes (MDB) foi nomeado secretário de Governo da prefeitura; e o ex-vice-prefeito de Kalil, Paulo Lamac (Rede), será consultor de Meio Ambiente da administração municipal.

Covid-19

Sobre a covid-19, a prefeitura decide nesta terça-feira (5) se terá ou não coletiva nesta semana e o que será anunciado. Teremos mais restrições no comércio ou serviços?

A Secretaria de Estado de Saúde concede entrevista coletiva presencial nesta terça para fazer um balanço da pandemia. A partir de agora, O Governo de Minas deve voltar a fazer entrevistas periódicas, pelo menos a cada duas semanas, já que a tendência é que o número de casos aumente.

Itatilive Abrindo o Jogo

Não perca! Hoje a Itatilive Abrindo o Jogo, no Instagram @itatiaiaoficial, será com a psicóloga intensivista @larissafgomes_psicologia, que vai contar os bastidores dos profissionais de saúde que convivem diariamente com a covid-19 e com a dura de realidade da perda de pacientes, do drama de tentar salvá-los e das notícias que precisam dar às famílias

ABC da Política

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Pais revelam alívio pela imunização e segurança na eficácia das vacinas

    Acessar Link