Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

2021: ano de dança das cadeiras

24/12/2020 às 04:30

Ano que vem será de rearranjos nas casas do legislativo. Os mandatos dos presidentes são por biênios. Na Assembleia, a eleição foi feita em dezembro e o presidente Agostinho Patrus foi eleito por unanimidade e quase toda a mesa diretora foi mantida. Dos sete membros da mesa, apenas um foi alterado. Saiu Cristiano Silveira (PT) e entrou Dr.Jean Freire (PT), uma alternância interna no partido e já prevista.

Recordista

Nas seis últimas gestões da Assembleia, nos seis últimos biênios, o recordista de permanência, o deputado que esteve em todas as mesas diretoras da Assembleia Legislativa, foi Alencar da Silveira Junior (do PDT) que está há 12 anos no grupo que comanda o legislativo estadual.

Câmara Municipal

Enquanto na Assembleia Legislativa não houve chapa concorrente, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, depois de terem sido cogitados alguns nomes como Bruno Miranda (PDT) e Irlan Melo do (PSD) entre os 41 deputados, agora na última semana do ano ficaram e estão no páreo dois: vereadora Nely Aquino (Podemos), candidata à reeleição e que tem apoio da maioria e a novata Duda Salabert (PDT), primeira vereadora trans da história de BH e também a mais votada.

Ao que tudo indica, Nely Aquino será reeleita presidente da Câmara e tem como um de seus principais articuladores o vereador Gabriel Azevedo (Patriota), que muitos acharam que seria candidato a prefeito e não foi, e que depois de eleito vereador seria candidato à presidência da casa e não foi. Especulações que talvez sejam mais certeiras daqui dois e quatro anos, nesta ordem.

A eleição será no ano que vem. Antes disso, teremos a posse, no dia primeiro de janeiro, na Câmara. Conforme informamos, a ideia inicial da casa era que cada eleito levasse quatro convidados, o prefeito Alexandre Kalil avaliou como aglomeração e disse que, com esse número de convidado, não ia. O número reduziu e, a princípio, a presença dele é confirmada. Na diplomação, em que cada eleito poderia levar apenas um acompanhante, no Palácio das Artes, Kalil não foi, conforme a coluna Em cima do Fato informou em primeira mão.

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    De acordo com Tiago Leifert e Daiana Garbin, a filha Lua está com um tumor em cada olho #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Letícia Imperatriz, mulher trans, diz que ainda há muito o que melhorar #itatiaia

    Acessar Link