Anônimo

Coluna do Anônimo

Veja todas as colunas

A imprensa

11/05/2021 às 07:30
A imprensa

Amigos, chegamos à final do Estadual. É a primeira batida de coração acelerada na temporada de futebol. E é também a que passa mais rápido. Isso é: depois do apito final, vem a segunda-feira de pôster do campeão nos jornais impressos e pronto, não se fala mais nisso. É bola pra frente! 

Mas o Mineiro 2021 tem peculiaridades que o deixarão no ar um tempo a mais, como quem deixa lições. Seja para os times, para os administradores dos estádios ou para a imprensa em si. Me explico: 

Após a vitória do América sobre o Cruzeiro no último domingo, por 3 a 1, 'vazou' um vídeo da comemoração da equipe alviverde DENTRO do vestiário. Como quem olha pelo buraco da fechadura - o que Nelson Rodrigues intitulava espionar a vida alheia - a filmagem mostra o treinador Lisca cantando: “Um, dois, três, o Conceição é meu freguês.”

Não há nada mais raiz no futebol que musiquinhas com rima, seja na arquibancada ou dentro do vestiário. Mas não há nada mais deselegante no futebol que a falta de respeito, seja no microfone ou atrás das câmeras. E se na semana passada eu critiquei as falas de Lisca na coletiva de imprensa, hoje critico quem o filmou no único espaço privado do time em um estádio, o vestiário.

Amigos, estamos em 2021. Nós, jornalistas, somos massacrados o tempo todo e não podemos dar razão a isso! Damos voz à sociedade e não podemos dar a ninguém o direito de ocupar o espaço do outro. Isso é limite!

Lisca é alimentado e insultado o tempo todo para ser o que é, seja para o bem ou para o mal. Se ele fala demais é porque tem espaço demais pra isso. Se ele, cumprindo suspensão, vira para a imprensa e beija o escudo do América em vez de virar para o campo e aplaudir seus jogadores é porque ele sabe que ali ele tem espaço. Mas se ele está dentro do vestiário, o espaço é dele, e a chance de estar sem roupa é a mesma de estar fazendo uma confissão aos seus. E nenhum dos dois é da nossa conta.

Semana que vem virá uma decisão. Se vencer, Lisca será venerado; se perder, será cobrado. E digo isso independentemente da sua atuação dentro desses resultados. Porque o futebol não está no vestiário e, sim, em campo. Precisamos mudar nosso foco. A câmera, como nossos olhos, e o microfone, como nossos ouvidos, têm de estar em campo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Keké viria emprestado pelo Tombense até o final do Campeonato Brasileiro da Série B #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    SÁBADO DE BOLA ROLANDO NA RÁDIO DE MINAS! ⠀ 🎙 Rádio Esportes 🔊 No ar! ⠀ 🆚 Operário x Cruzeiro 🔊 18:05 ⠀ 🎙 Apito Final 🔊 23:05 📻 610 AM 95,7 FM 📺 789 Sky 300 NET e Cla...

    Acessar Link