Ouvindo...

Safra brasileira de grãos: técnicos da Conab realizam pesquisa para atualizar informações

Informações irão compor o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 que será divulgado no próximo dia 10 de julho

O foco desta edição são as culturas de 2ª safra

Os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo para coletar as informações que irão compor o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025.

Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira (23) e terminarão na sexta (27). A pesquisa é realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais, Pará, Alagoas e Paraná. No início de março, a estimativa da Conab era em 328,3 milhões de toneladas.

O foco desta edição são as culturas de 2ª safra. Neste levantamento, será avaliado principalmente o desempenho das lavouras de milho 2ª safra e do algodão, que já começaram a ser colhidas. Será analisado também o desenvolvimento das culturas de sorgo, gergelim, girassol, amendoim, sorgo, feijão 3ª safra e dos cultivos de inverno, com destaque para a cultura do trigo.

Serão coletadas as informações a respeito da área, produtividade e produção, bem como o estádio de desenvolvimento, condições das lavouras e fatores que influenciaram direta e indiretamente a expectativa de produção.

Além do trabalho de campo, o levantamento também é feito remotamente, junto a agentes colaboradores ligados ao setor em cada estado, como produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de venda de insumos, comercialização, entre outros. Também são realizadas pesquisas subjetivas, nas quais a Conab utiliza o georreferenciamento das lavouras para auxiliar nas análises de produtividade e dimensionar a área.

Os números atualizados do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, com o resultado da produção em todo o país, serão divulgados na quinta-feira, dia 10 de julho, com transmissão ao vivo no canal oficial no YouTube.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.