Belo Horizonte
Itatiaia

Goiás terá nova planta de etanol de milho com investimento de R$ 625 milhões

Financiamento via Fundo Clima e BNDES Finem cobre 53% do investimento total de R$ 1,18 bilhão

Por
Embarques brasileiros de milho totalizaram mais de 2 milhões de toneladas
Embarques brasileiros de milho totalizaram mais de 2 milhões de toneladas • CNA Wenderson Araújo

O município de Quirinópolis, em Goiás, ganhará uma nova planta de etanol de milho pela São Martinho S/A. O financiamento de R$ 625 milhões foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto permitirá que a companhia amplie a produção na Unidade de Boa Vista e contribuirá para a descarbonização, ao evitar em torno de 380 mil toneladas de emissão de gás carbônico equivalente (CO2e), por ano.

O projeto será financiado com R$ 500 milhões do Fundo Clima e R$ 125 milhões via Finem. Os R$ 625 milhões aprovados pelo BNDES representam 53% do investimento total. Outros R$ 102,8 milhões virão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O apoio dos dois bancos juntos representa cerca de 62% do investimento total do projeto, que conta ainda com R$ 452,2 milhões em recursos da própria companhia.

O projeto da segunda fase processará 635 mil toneladas de milho por ano e produzirá 270 mil m³ de etanol, com flexibilidade para maximizar a fabricação de anidro ou hidratado, conforme a estratégia da companhia e as condições do mercado. Estima-se, também, que serão gerados anualmente como coprodutos cerca de 13 mil toneladas de óleo de milho e 170 mil toneladas de DDGs (Distiller’s Dried Grains with Solubles), usado na indústria de ração animal.

A operação fortalece a cadeia de fornecimento de equipamentos nacionais, já que 34,1% do projeto se destina à aquisição de máquinas produzidas no país. Outro resultado esperado é o incremento das exportações do etanol brasileiro, contribuindo para o superávit do setor.

Por

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.