Ouvindo...

Final do Prêmio Brasil Artesanal de queijos acontece na próxima terça (22)

Cerimônia será na sede da Confederação e divulgará os ganhadores das três categorias

Premiação é dividida em três categorias

O resultado do Prêmio Brasil Artesanal – Edição de Queijos será divulgado na próxima terça-feira (22) em Brasília. Realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o prêmio reconhece os melhores produtos que participaram do concurso.

A premiação é dividida em três categorias: tradicional com maturação entre 30 e 180 dias; com tratamento térmico; e com adições de ingredientes como condimentos, aromatizantes ou outros elementos. Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem certificado e premiação em dinheiro. Os três primeiros também recebem o Selo de Participação Ouro, Prata ou Bronze, que atesta a qualidade e o desempenho no concurso.

Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA e responsável pela organização do prêmio, destaca que o concurso busca valorizar produtores rurais que se dedicam à produção artesanal de alimentos com identidade regional. “A premiação reconhece a originalidade e a história desses produtos e contribui para a profissionalização da atividade e a valorização do setor”, afirma.

Nas etapas anteriores, 186 amostras foram avaliadas por um júri técnico. Os queijos selecionados seguiram para a fase do júri popular. Em todo o processo, os avaliadores não tiveram acesso aos rótulos dos produtos.

Leia também

A última etapa do concurso foi a avaliação das histórias dos produtores. A lista com os 5 finalistas de cada categoria está disponível no site do CNA.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.