Ouvindo...

Suspeita de gripe aviária em granja comercial no RS é descartada

O único foco de gripe aviária em granja comercial do país foi em Montenegro e já foi encerrado

O governo do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), informou que foram descartados as duas recentes suspeitas de gripe aviária em um frigorífico e em aves de subsistência.

Segundo o estado, análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) deram negativo para o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade nos municípios de Westfália e Capela de Santana.

A suspeita foi comunicada na última quarta-feira (4), pelo ministro Carlos Fávaro durante coletiva.

Leia também

O único foco de gripe aviária em granja comercial do país foi em Montenegro, e já foi encerrado, ou seja, não causou mais contaminações. Com isso, as quatro barreiras sanitárias fixas foram substituídas por estruturas móveis, e as inspeções nas propriedades rurais da zona de abrangência do foco seguem sendo realizadas até o encerramento do vazio sanitário, previsto para 18 de junho.

No momento, quatro focos da doença estão em andamento, são eles:

  • Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Sapucaia do Sul (RS)
  • Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Mateus Leme (MG)
  • Irerê (ave silvestre- vida livre) em Brasília (DF)
  • Galinha (doméstica- subsistência) em Campinápolis (MT)
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Leia mais