Ouvindo...

Agro Jovem é lançado durante Agrishow e visa profissionalizar os jovens no campo

Programa já tem dois grandes eventos marcados em Ourinhos e Guararapes

Idealizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), o programa Agro Jovem já conta com dois eventos ainda para esse semestre. O primeiro deles será em Ourinhos, no interior paulista, no dia 5 de maio e o segundo entre os dias 27 e 29 de junho em Guararapes. A ideia é fornecer ferramentas para aprimoramento profissional dos jovens, viabilizando a sucessão familiar de forma mais tranquila e eficaz.

O programa envolve diversas iniciativas: criação da Câmara Temática Agro Jovem, eventos municipais e regionais, criação do Prêmio Agro Jovem, entre outras. Para participar da premiação, os jovens terão que apresentar ideias e projetos que deverão ser apreciados por uma banca selecionada pela Secretaria.

“Nossa maior preocupação é manter o jovem no campo, mas que ele tenha qualificação técnica para poder desempenhar melhor seu trabalho no campo. Ele precisa estar preparado para atender as demandas da agroindústria”, ressaltou o secretário da pasta, Guilherme Piai, que participou do lançamento do programa.

Agro nas redes

O evento contou ainda com um bate-papo do secretário Guilherme Piai com influenciadores do agronegócio. Piai reconhece o poder de uma comunicação eficiente para manter a reputação do agro do setor. “A nossa história tem que ser bem contada e por pessoas capacitadas. E os influencers podem desempenhar esse papel de forma rápida, atingindo em segundos milhares de pessoas”, observou o secretário.

Ele convidou os participantes para serem parceiros nessa empreitada, criando conteúdos com qualidade e informações corretas sobre o agro, que responde por quase 50% do PIB brasileiro. Reconhecendo os gargalos do segmento, enumerou alguns desafios, como irrigação, crédito, seguro rural, armazenamento, entre outros.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.