Ouvindo...

Embrapa lança Jornada pelo Clima para discutir ciência e agricultura até a COP30

Soluções já adotadas na agricultura brasileira farão parte dos conteúdos da Jornada

A campanha Jornada pelo Clima visa reunir ações de comunicação, eventos preparatórios e uma exposição sobre agricultura sustentável durante a COP30. A iniciativa da Embrapa será lançada no dia 7 de maio, em Brasília, e propõe debater e esclarecer desafios e soluções para uma agricultura de baixo carbono, inclusiva e resiliente à mudança do clima, nos diferentes biomas.

A Jornada compreende que a ciência tem um papel fundamental na construção de sistemas agroalimentares mais adaptados, capazes de reduzir a emissão de gases de efeito estufa; diminuir a pressão sobre biomas, florestas e recursos naturais; contribuir para a segurança alimentar e nutricional e promover inclusão socioprodutiva e digital.

A ação busca promover a ciência e as práticas sustentáveis no ano em que o Brasil sedia a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA).

Lançamento da Jornada

No dia 7 de maio, em Brasília (DF), Embrapa e parceiros darão início aos Diálogos pelo Clima. O circuito de sete eventos, com duração de um dia cada, vai percorrer todos os biomas brasileiros.

No dia estarão presentes representantes de órgãos governamentais, instituições científicas, universidades, organismos internacionais, organizações não-governamentais, empresas públicas e privadas, formadores de opinião e demais lideranças.

A Jornada terá palestras e mesas-redondas sobre questões estratégicas para a agricultura, com ênfase nas implicações das mudanças climáticas e rumos futuros. A participação se dará por meio de convites e inscrições e as discussões serão sintetizadas em um documento, que poderá embasar a formulação de políticas públicas e apoiar os negociadores brasileiros na COP30.

Soluções já adotadas na agricultura brasileira farão parte dos conteúdos da Jornada, intercaladas com tecnologias mais recentes e de potencial disruptivo.

Casa da agricultura sustentável

A Jornada pelo Clima resultará na AgriZone, ou Casa da agricultura sustentável durante a COP30. O ambiente se propõe a criar interação, discussão e relacionamento voltado ao debate sobre o presente e o futuro da agenda climática na agricultura. O Espaço estará aberto ao público de 10 a 21 de novembro.

Essa iniciativa consiste em um pavilhão que abrigará auditórios e salas para eventos. No ambiente externo, serão montadas vitrines vivas com plantas, animais e demonstrações de sistemas de produção sustentáveis, como sistemas agroflorestais. Os visitantes terão ainda a oportunidade de entrar em uma área de floresta amazônica nativa e preservada a menos de 2 quilômetros da área oficial de negociação da COP30.

Leia também

Estão previstos também estandes para patrocinadores e instituições interessadas em apresentar seus trabalhos e áreas para que produtores familiares e comunidades tradicionais exponham e comercializem seus produtos, além de uma praça de alimentação.

Chamada pública

Uma chamada pública será aberta nos próximos dias para que interessados em compor a agenda programática técnico-científica na AgriZone apresentem à Embrapa suas iniciativas.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
Leia mais