Ouvindo...

Grande Desafio Agronegócio abre inscrições em busca de soluções para o setor

Promovido pela Inovabra, o objetivo é conectar grandes corporações a startups

O Grande Desafio Agronegócio - Soluções Antes e Depois da Porteira, promovido pela Inovabra em parceria com o 100 Open Startups, está com inscrições abertas até o dia 28 de março. O objetivo é fomentar novas soluções de produtividade, eficiência e sustentabilidade no agronegócio brasileiro, conectando grandes corporações a startups com soluções de agro.

O evento acontecerá em duas etapas presenciais, nos dias 10 e 16 de abril, e uma etapa online, no dia 25 de abril. Faz parte do programa o Speed-Dating, onde as corporações terão encontros de 20 minutos com startups que oferecem soluções alinhadas às suas necessidades. Já no Demoday, as startups apresentarão seus produtos e tecnologias diretamente às interessadas, no formato de pitch estruturado, facilitando a criação de novas parcerias e impulsionando a inovação no setor.

A participação é gratuita para as corporações parceiras do Bradesco. “Além de fomentar parcerias e networking, essa iniciativa facilita conexões de qualidade, contribuindo para a competitividade do setor, acelerando a adoção de novas tecnologias e impulsionando a evolução do setor do agronegócio”, comenta Renata Petrovic, head de inovação do Bradesco. A executiva destaca que, para as startups convidadas, a oportunidade está “na possibilidade de escalar suas soluções por meio da parceria com grandes companhias do agro”.

Para Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, o desafio é um marco na evolução da inovação aberta no Brasil, unindo de forma inédita o ecossistema de negócios ao de inovação. “A abordagem estruturada, estratégica e focada em resultados vai além de conectar desafios e soluções: visa criar pontes sólidas e mecanismos duráveis de gestão de ecossistemas”, comenta.

Seleção dos participantes

Participam do desafio empresas do agronegócio indicadas pelos gerentes de relacionamento do banco e que buscam soluções inovadoras para desafios como saúde animal, bioengenharia, sustentabilidade, agricultura de precisão, entre outros. As startups e corporações atuais membros do Inovabra também vão poder participar.

Os clientes do segmento de agronegócios, tanto do banco quanto do E-agro, marketplace do Bradesco, também foram convidados a participar do desafio e explorar as soluções que podem surgir dessa colaboração entre startups e corporações do setor.

Os negócios participantes serão selecionadas pela equipe da 100 Open Startups e do Inovabra, com base em critérios como a pontuação objetiva do ranking, que se baseia na quantidade e intensidade das relações de open innovation estabelecidas com corporações. “O processo de seleção também avalia a participação da startup no Inovabra, seu alinhamento com os desafios propostos e o interesse dos executivos do setor”, detalha Renata Petrovic.

Leia também

Inscrições

Para se inscrever, as startups precisam preencher este link, detalhando como suas soluções impactam os desafios do agronegócio e como suas tecnologias serão aplicadas. É possível encontrar todas as informações no site da iniciativa, neste link.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
Leia mais