Ouvindo...

Produtores rurais do RS sofrem com alta no custo de produção em 2025

Relatório da Farsul aponta alta nos preços diante da menor oferta global de fertilizantes

Os custos de produção dos agricultores do Rio Grande do Sul começaram 2025 em alta significativa, segundo relatório da Equipe Econômica da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) apresentou um aumento de 2,55% em janeiro, na comparação com dezembro de 2024. Mesmo com a desvalorização do dólar no período, a oferta global reduzida de fertilizantes pressionou os custos para cima. No acumulado de 12 meses, a inflação do IICP chegou a 5,01%.

Além do aumento nos custos, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) está em queda. Em janeiro de 2025, o produtor recebeu 0,35% a menos na comparação com dezembro. Isso, somado à queda expressiva de 3% no final de 2024, aponta para um cenário de desaceleração nos preços.

Nos últimos 12 meses, o índice acumula queda de 2,38%, reflexo da forte desvalorização do arroz, que registrou redução de 22% no preço em comparação com janeiro do ano passado. Mesmo com a queda nos preços pagos ao produtor, o consumidor final segue enfrentando inflação nos alimentos.

Leia também

O relatório “Índices de Inflação dos Custos de Produção e dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais do Rio Grande do Sul” possui o intuito de contribuir com a compreensão da evolução dos custos de produção e também dos preços recebidos pelo produtor rural do Rio Grande do Sul.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
Leia mais