A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está nos preparativos finais para a 5ª edição do Azeitech que acontece nesta sexta-feira (21).
O evento gratuito reúne produtores de azeite no Campo Experimental de Maria da Fé, no Sul de Minas, conhecida como a capital mineira do azeite extravirgem. Neste ano serão abordados temas como sustentabilidade e agricultura regenerativa.
A programação, que começa às 7h30, combina palestras, estações de campo e debate técnico, além da 10ª edição da Mostra Tecnológica.
Pioneira na extração de azeite extravirgem no Brasil, a Epamig acompanha o comportamento da produção, com pesquisas que impulsionam avanços e buscam minimizar os impactos da bienalidade — oscilação da produção em anos consecutivos — e das mudanças climáticas na olivicultura.
Safra 2024/2024 deve ter baixa
A perspectiva é de baixa para a safra 2024/2025, segundo Pedro Moura, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG.
‘Em conjunto com a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), estimamos que a produção na região Sudeste em 2025 fique entre 40% e 50% do volume registrado no ano passado, quando foram extraídos cerca de 150 mil litros de azeite. Com isso, devemos ter entre 60 e 75 mil litros este ano', explica.
Azeitech 2025
Data: 21 de fevereiro
Horário: 7h30 às 16h
Local: Campo Experimental de Maria da Fé / Av. Washington Viglioni - Vargedo, Maria da Fé - MG
Evento gratuito
Mais informações: https://www.azeitech.com.br