Ouvindo...

Torneio Leiteiro vai premiar os melhores produtores e quem acertar nome da vaca vencedora; entenda

Intenção dos organizadores é envolver o público, chamando a atenção para a importância da cadeia produtiva do leite

O 8º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região, dentro da programação da 94ª Semana do Fazendeiro, organizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) terá a participação de 20 vacas selecionadas entre os produtores de leite da região. As categorias incluem vacas adultas e de primeira cria, oriundas de agricultores familiares e demais produtores.

O evento é destinado a produtores de leite e funciona como uma vitrine de excelência na produção leiteira, visando a máxima eficiência técnica e produtiva. As premiações são destinadas aos melhores produtores em cada categoria e para quem acertar qual será a vaca de maior produção e sua respectiva produção de leite durante os três dias do torneio. Os palpites serão registrados durante o evento e abertos para participação do público em geral.

Este ano será realizado o 2º Encontro do Torneio Leiteiro, que começa amanhã (19) no Auditório da Biblioteca Central com palestras formativas e relatos de experiências de produtores. De acordo com os organizadores, “mais do que alcançar grandes produções, espera-se que, com o torneio, o produtor tome ainda mais consciência da importância de proporcionar boas condições e qualidade de vida aos animais, com boa longevidade e aptidão para lhes oferecer bom retorno econômico”.

Leia mais

94ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa, atrai estudantes e profissionais de todo o país

93ª Semana do Fazendeiro de Viçosa destaca inclusão e sustentabilidade

O Torneio Leiteiro tem regulamento próprio e os seguintes objetivos:

• Estimular o melhoramento genético do rebanho e a seleção dos animais;
• Estimular a melhoria do manejo nutricional e sanitário do rebanho
• Estimular o uso racional dos recursos naturais;• Estimular o desenvolvimento das famílias dentro dos princípios da sustentabilidade;
• Promover o rebanho leiteiro do município de Viçosa-MG e região;
• Proporcionar a interação e troca de experiência entre os produtores;• Fomentar o espírito competitivo e harmônico entre os criadores.

As ordenhas e pesagens do leite serão realizadas diariamente nos dias 17 a 19 de setembro de 2024, em dois horários: manhã, a partir das 7 horas, e tarde, a partir das 19 horas. No dia 19 de setembro a segunda ordenha ocorrerá a partir das 17 horas. A premiação ocorrerá no mesmo dia 19 de setembro, a partir das 20 horas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais